ASSUFRGS debate com reitor do IFRS sobre a jornada de 30 horas para Assistentes Sociais

Em reunião com o Reitor do IFRS, Júlio Heck, no dia 12 de junho, a ASSUFRGS debateu sobre a jornada de 30 horas de trabalho para os/as Assistentes Sociais. Participaram do encontro as assistentes sociais: Neila Sperotto(campus Rolante), Paloma Fernandes (Campus Caxias) e Anannda Dias (Campus Rio Grande), além do coordenador da Assufrgs, Ricardo Souza (UFCSPA).

O reitor se solidarizou com a pauta apresentada e a levará esta semana para reunião do Conif (Conselho dos Reitores dos Institutos Federais), bem como buscará contato com o deputado Alexandre Lindenmeyer do PT do Rio Grande do Sul, relator do Projeto de Lei 2635/2020, do deputado Gervásio Maia, que objetiva fazer alteração da lei 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistentes sociais, para incluir os profissionais que atuam no serviço público.

É importante ressaltar que embora a lei 12.317/2010, que altera a Lei de Regulamentação da profissão, estabelecendo uma jornada de 30 horas de trabalho para a categoria, os profissionais que atuam no executivo federal não tiveram acesso a essa jornada, por falta de reconhecimento pelo poder executivo.

Por isso, a categoria encampa um movimento nacional pelo reconhecimento da jornada de 30 horas de trabalho. Confira o manifesto! Seguimos na luta!