Notícia

Nos últimos 31 anos, a quantidade de servidores públicos federais cresceu somente 3%

Levantamento realizado pela Revista Piauí comprova a disparidade no investimento em pessoal entre as três esferas nas últimas décadas. De 1988 a 2019, a quantidade de servidores municipais cresceu 222%, no âmbito estadual o crescimento foi de 29% e na esfera federal a quantidade de servidores cresceu apenas 3%.

Em 1988, havia pouco mais de 2 milhões de funcionários públicos municipais, 2,6 milhões de funcionários estaduais e 910 mil federais. Em 2019, eram 6,5 milhões de servidores públicos municipais, 3,4 milhões no nível estadual e 938 mil no nível federal. Em 2019, 56,07% de todos os servidores públicos atuavam no nível municipal. Desses, 4 em cada 10 servidores trabalham nas áreas de educação ou saúde.

Este dado revela uma necessidade urgente de novos concursos públicos para a esfera federal, uma vez que as demandas e necessidades dos diferentes setores, como saúde, educação e segurança pública aumentaram junto com a população nacional.

Para além disso, um outro dado divulgado pela Piauí, através de dados do República.org, revela que na esfera federal, servidores do setor judiciário recebem quase três vezes mais que o servidores federais do legislativos e o dobro de servidores federais do executivo. Um dado que comprova a necessidade de uma forte campanha salarial que busque valorizar financeiramente os quadros da máquina pública do executivo, que estão na linha de frente do atendimento à população.

Fonte: Revista Piauí
Fonte: Revista Piauí