Alergs inaugura Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais

O lançamento oficial da Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais (IFs) é iniciativa do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) e visa fortalecer a educação no RS através de ações de incentivo aos Institutos Federais localizados no RS. A instalação ocorreu nesta sexta-feira (11), às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e contou com a presença da Coordenadora da ASSUFRGS, Gabriela Godoy e colegas da comunidade do IFRS Viamão, Canoas, Alvorada, Restinga, além de colgas do IFSul. “O evento ficou em torno da importância dos Institutos Federais como instituição de ensino (pesquisa e extensão). Também foram abordadas questões como a possibilidade de novos campi, no extremo sul de POA e Torres, que são reivindicações antigas”, informa Gabriela.

Adão Pretto destacou que o governo federal anunciou recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com investimentos de mais de R$ 1 trilhão, sendo mais de R$ 75 bilhões para o Rio Grande Sul, com uma “fatia generosa” para a educação. A expectativa é que parte do orçamento seja investido na expansão dos IFs, beneficiando o RS com novas unidades e ampliações.

Em julho, uma reunião promovida pelos mandatos da deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), do deputado estadual Leonel Radde (PT) e do vereador Aldacir Oliboni (PT), tratou sobre a consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No encontro, se falou da possibilidade de instalação de dois novos campi do IFRS em Porto Alegre, um na Zona Leste e outro na Zona Norte da Capital. Também se abordou a possibilidade de projetos para ampliar a cobertura territorial dos Campi já existentes, na Restinga e no Centro, com a possibilidade de projetos como polos e campi avançados em bairros com diferentes necessidades. Também foi salientada a ideia de consolidar o que já existe, com recomposição orçamentária, novos concursos públicos, a fim de garantir o acesso e a autonomia da população à educação e bem promover o desenvolvimento das comunidades e das juventudes.

Atualmente, o país conta com 680 unidades de Educação Profissional e Tecnológica. No RS, existem 42 unidades vinculadas a três Institutos Federais. Os Institutos ofertam 50% de vagas para o ensino técnico e 50% para graduação e pós-graduação. Além disso, eles promovem projetos de extensão com as comunidades.

Participaram do lançamento da Frente Parlamentar a deputada Luciana Genro (Psol); o representante de Ministério da Educação, Alexandre Martins Vidor; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Júlio Heck; representantes da UNE e UBE, entre outros.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV Assembleia.

Com informações do Brasil de Fato RS e Alergs

Galeria de Fotos