ASSUFRGS lança Concurso de Charges sobre a Destituição dos Interventores da UFRGS

A ASSUFRGS Sindicato lançou o Concurso Cultural de Charges “Fora Interventores”, visando promover a defesa da destituição da Reitoria Interventora da UFRGS. O concurso é aberto a todos os técnico-administrativos da base da ASSUFRGS e seus amigos, familiares e pessoas ligadas ao sindicato, visando a ampla participação na campanha.

A escolha da melhor charge será feita via eleição on-line. os interessados em inscrever uma arte, devem preencher o formulário no site do sindicato -> www.assufrgs.org.br/charges

As inscrições encerram dia 15 de setembro! O vencedor da melhor charge ganhará uma estadia de 10 dias na Colônia de Férias da ASSUFRGS, em Garopaba/SC. Todas as charges inscritas serão publicadas no site e redes sociais do sindicato. Participe!

CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO E FAÇA A INSCRIÇÃO DA SUA CHARGE, CLICANDO AQUI!

Em caso de dúvida, entre em contato: imprensa@assufrgs.org.br

Entenda a intervenção na UFRGS

A comunidade da UFRGS vem travando uma batalha contra a atual reitoria da universidade. Carlos André Bulhões ficou em terceiro na consulta feita à comunidade acadêmica e teve apenas dois votos no CONSUN, sendo um deles do próprio, ainda em 2020. Mesmo assim ele foi escolhido para assumir o cargo pelo então presidente Bolsonaro, fruto de um lobby realizado pelo Deputado Bibo Nunes na época.

Em 2021, o Consun aprovou a destituição, mas o MEC (Ministério da Educação), que tem o poder de acatar ou não o pedido, arquivou o processo, sob o Governo Bolsonaro. Agora, com a promessa de autonomia feita pelo ministro da Educação do Governo Lula, Camilo Santana, a comunidade espera que tenha seguimento um novo pedido. Este novo parecer de uma Comissão Especial paritária do CONSUN está sendo finalizado, com previsão de término nos próximos dias (entre final agosto e início de setembro). O parecer deve ter mais de 130 páginas e apontará as inúmeras irregularidades da gestão Bulhões/Pranke, entre elas:

  • Perseguição aos alunos, técnicos e docentes
  • Desrespeito ao estatuto da universidade ao não participar nem acatar as decisões do CONSUN
  • Cercamento do prédio da reitoria, dificultando o livre acesso da comunidade aos espaços da universidade, além de comprometer a evacuação do prédio em caso de emergência, como incêndios.
  • Decisões autoritárias como criação da PROIR, fechamento da Colônia de Férias, ataque à Relinter, entre outros..
  • Falta de transparência no orçamento da universidade
  • entre outras irregularidades…