Comissão que irá propor a PARIDADE na UFRGS realizou encontro para ouvir entidades da comunidade universitária

No dia 18 de agosto, a Comissão Especial Paritária do Conselho Universitário da UFRGS, que tem como objetivo propor ao Consun uma consulta paritária para escolha do reitor, realizou uma nova etapa na construção do seu parecer. A comissão convidou as entidades que representam a comunidade universitária para detalhar o andamento dos trabalhos e para ouvir contribuições sobre o tema.

O encontro ocorreu na Faculdade de Educação e contou com a presença de integrantes do Consun e Cepe, além das entidades ASSUFRGS, Andes, APG, DCE, Adufrgs e Atens. A reunião iniciou com um resumo dos trabalhos da comissão, onde foram destacados quais os principais pontos que serão elencados pelo parecer a ser apreciado pelo plenário do Consun.

Os integrantes da Comissão comunicaram que o documento incluirá uma proposta de cálculo que irá propor a paridade, além de apontar a necessidade da criação de um regimento para a consulta à comunidade, que por sua vez daria diretrizes para que uma comissão externa ao Consun seja responsável por conduzir a consulta.

A Coordenadora da ASSUFRGS, Maristela Piedade, comentou na reunião que a conjuntura é positiva para que a paridade, uma pauta histórica, seja finalmente alcançada. “A paridade, neste momento, é o que a gente pode fazer! O fim da lista tríplice é outro tema importante para democratizar a universidade, mas o que temos que nos ater é no avanço da paridade. Só estamos na atual situação, com uma reitoria que não respeita a comunidade por causa deste modelo. A falta de paridade não ajuda a universidade. É um modelo que não propõe debate, um modelo que está obsoleto.”

Os presentes pontuaram sobre a importância das entidades cumprirem o papel político de massificar a pauta pela defesa da paridade junto à comunidade universitária, tendo em vista que existem grupos dentro da UFRGS que têm uma visão conservadora.

No entendimento da ASSUFRGS, é necessário romper com essa postura que coloca a UFRGS em desalinho com a maioria das universidade federais que já realizam suas consultas paritárias. Atualmente mais de 2/3 das universidades federais do país já realizam consultas para reitoria com paridade, sem nenhum prejuízo às instituições e sem problemas legais, já que as consultas não são vinculadas à eleição dentro do CONSUN, que monta a lista tríplice.

A Comissão Especial que tem como objetivo propor a paridade na UFRGS segue seus trabalhos e ouvindo demais integrantes da comunidade universitária. A expectativa é que o parecer seja apresentado ao plenário do CONSUN neste mês de setembro. A Comissão é composta de forma paritária por nove membros. Representam os TAEs, os conselheiros Ângela Fernandes, Rafael Tams e Tamyres Filgueira.

Galeria de Fotos