Assembleia Geral aprova luta pela campanha salarial

No dia 5 de setembro, a ASSUFRGS realizou uma Assembleia Geral, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. A mesa da assembleia foi composta pelos coordenadores Gabriel Focking e Maristela Piedade. Logo no início da reunião, após a aprovação da mesa, foram propostas importantes moções e debates.

Uma moção de apoio à greve dos técnico-administrativos da Universidade Federal Rural da Amazônia foi apresentada, e sua aprovação foi por aclamação. Além disso, a assembleia também aprovou a assinatura do manifesto proposto pelo Movimento Pela Paz 2023.

O debate acerca das diferentes visões sobre a Guerra da Ucrânia, proposto por Rui Muniz, também foi aprovado por aclamação, evidenciando a preocupação dos participantes com questões internacionais de relevância. A data e o formato da atividade ainda serão elaborados.

A Coordenadora Maristela Piedade fez um informe geral sobre o uso do fundo de greve, aprovado na última Assembleia, garantindo transparência financeira aos filiados. Em seguida, Maria Antonieta Xavier propôs uma moção de repúdio ao PL 5167, que foi retomado na câmara e trata sobre a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A moção foi igualmente aprovada por aclamação.

Outras propostas de relevância foram apresentadas, incluindo uma solicitação de auxílio financeiro para a Semana Municipal da Capoeira, a qual foi proposta por Rafael Berbigier. Além disso, Igor Pereira solicitou apoio na divulgação do 3° Encontro da Comunicação Marxista.

Reajuste e carreira

O ponto central da pauta foi a discussão sobre o reajuste salarial dos técnicos-administrativos. A mesa apresentou uma proposta de nota, que após 10 inscrições para fala dos presentes na assembleia, resultou em encaminhamentos importantes: 1) a aprovação da nota com a correção da proposta de reajuste para 0% (confira a nota abaixo); 2) a cobrança da Fasubra pelo respeito à proporcionalidade na composição da Direção Nacional; 3) a organização de reuniões por campi para promover o debate sobre a carreira.

Encerrada a discussão, a assembleia concluiu seus trabalhos. A reunião deixou clara a importância da participação e engajamento dos técnicos-administrativos em educação nas discussões que afetam suas condições de trabalho e seus direitos.

Reajuste e Carreira já! Não à Reforma Administrativa!

A Assembleia da ASSUFRGS, que reúne colegas da UFRGS, UFCSPA e IFRS  diante das últimas rodadas das mesas de negociação geral e específica cobra da Fasubra, do Fonasefe e das demais entidades uma postura mais enérgica e um intenso calendário de lutas, para que possamos avançar em nossas pautas.

Na mesa geral, o  governo não apresentou  proposta alguma de reajuste dos servidores federais, que ficaram 7 anos sem reposição alguma, fruto do recém-aprovado arcabouço fiscal. Na mesa específica, não tivemos grandes avanços, sem previsão de orçamento e nem sequer há disposição de revogar extinções de cargos. Também não  houve avanço no revogaço dos retrocessos dos últimos anos, como o decreto 10620, que centraliza as aposentadorias no INSS. Enquanto isso, Lira e o “Centrão” fazem de tudo para retomar a Reforma Administrativa que ameaça os serviços públicos em nosso país.

Por isso, se não  houver uma postura mais combativa de nossos sindicato e nossa federação, poderemos amargar graves derrotas, além de não obter ganhos financeiros, perder os direitos conquistados por gerações anteriores.

Nós da Assufrgs propomos a intensificação da mobilização, com paralisação e caravanas à Brasília. Enviamos 10 companheiros do Rio Grande do Sul para o mobilização em Brasília do dia 30. Precisamos de um calendário nacional de luta junto aos companheiros de todo o país, pois enquanto o Lira e a direita pressionam o governo por um lado, é nosso papel  como classe trabalhadora tencionar por nossos direitos!

Reajuste já!

Aprimoramento do PCCTAE já!

Cancelar à Reforma Administrativa! Servidor Fica! Lira Sai!

Galeria de fotos: