10ª Semana Municipal de Capoeira de Porto Alegre ocorre de 26/11 a 02/12 de outubro

[ATUALIZAÇÃO] A organização do evento informou que a data foi alterada para 26 de novembro. Fique ligado nos canais oficiais da programação para mais informações. [FIM DA ATUALIZAÇÃO – atualizado em 29 de setembro de 2023]

Suspensa desde 2010, a Semana Municipal de Capoeira de Porto Alegre voltará a ser realizada, em sua 10ª edição, dos dia 26 de novembro a 02 de dezembro, com o slogan “Políticas públicas para a capoeira: memória e reconstrução”. A atividade tem o apoio da ASSUFRGS Sindicato.

A programação contará com oficinas descentralizadas em diversas localidades da Capital, como Vila Dique, Vila Mapa, Cascata, Humaitá, Nonoai, Jardim Botânico, Passo Dorneles, Vila Nova e Sarandi.

Acompanhe a programação do evento pela rede social oficial @sem.capoeirapoa

Histórico

Porto Alegre já foi a capital mundial de políticas públicas para a capoeira. É daqui a Lei que incluía no calendário municipal uma semana destinada a oficinas, vivências, rodas de debate com objetivo de fomentar a capoeira. A lei municipal 8940/02 foi uma conquista que beneficiou capoeiristas de várias gerações, porém em 2010, a Câmara Municipal revogou mais de 70 datas comemorativas e dentre ela nossa semana municipal.

O evento que agora chega na sua 10º edição foi inicialmente idealizado pelo “Mestre Farol”, Paulo Costa, com apoio da jornalista Santa Irene Lopes que articulou sua implementação com a bancada do PCdoB na Câmara Municipal.

A edição deste ano foi viabilizada por uma Emenda Impositiva da vereadora Karen Santos (PSOL) em articulação com o movimento da capoeira. Em um momento de busca pela retomada cultural da cidade, o movimento da capoeira buscou unir lideranças, explica a professora Maíra Lopes, ou “Janaína”, como é conhecida por seus alunos. “Os esforços começaram com a colocação dessa pauta de novo no universo da capoeiragem de Porto Alegre, trazendo à tona essa discussão no movimento, entre os agentes que fazem a capoeira no dia a dia da cidade”, relata. 

“Queríamos que se pautasse a importância da retomada desse movimento de forma a mostrar para o poder público que a capoeira de Porto Alegre ainda existe, é ativa e quer de volta essa política pública que foi nos tirada”, completa a professora. 

Santa Irene Lopes, hoje falecida, que ajudou na criação da 1ª Semana, será homenageada na 10ª edição do evento. Também receberão homenagens os mestres Kunta Kintê, Farol, Churrasco e Morena (in memoriam). 

Com informações do Sul 21