Foto coletiva das pessoas negras da UFRGS ocorre dia 20, às 12h, no Salão de Atos

Alunos, professores, técnico-administrativos em educação e terceirizados que se autodeclaram pretos ou pardos se reunirão, no dia 20 de novembro, às 12h, para a tradicional foto das pessoas negras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O momento ocorrerá no palco do Salão de Atos da UFRGS.

Se há uma década a presença dessa população era simbólica na 6ª melhor universidade da América Latina, agora, com a obrigatoriedade de ações afirmativas para a pós-graduação em concurso para servidores, bem como ampliação das cotas na graduação, esse panorama começa a mudar para melhor.

A atividade integra o Novembro Negro na UFRGS, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEABI) e busca dar visibilidades às pessoas negras que compõe a comunidade universitária e também refletir e comemorara os avanços na implementação de políticas públicas e ações afirmativas passados 135 anos da abolição da escravatura no Brasil.

Também no dia 20, no mesmo local, estão previstas mais de uma dezena de atividades que congregam arte, reflexão, cultura, ancestralidade, pertencimento, música, empoderamento, dança, poesia, coletividade, troca de experiências e partilha de conhecimento. Quem desejar, poderá solicitar certificado da Pró-Reitoria de Extensão para usar como horas complementares. Pela manhã, por exemplo, ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa in memoriam ao poeta e negro Oliveira Silveira, com transmissão ao vivo no Salão de Atos da UFRGS e tradução na Língua Brasileira de Sinais.

Para conhecer toda a programação do Novembro Negro no dia 20, acesse ufrgs.br/novembronegro