Assembleia Geral aprova mobilização pela destituição da reitoria interventora da UFRGS

Nesta terça-feira (28), a ASSUFRGS Sindicato realizou Assembleia geral da categoria no auditório do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana da UFRGS. Compuseram a mesa os coordenadores Gabriel Focking, Ricardo Souza e Maristela Piedade.

Informes

• Gabriel Focking informou que a sessão do Consun aprovou a paridade na UFRGS, em 24 de novembro de 2023. Saudou o trabalho dos colegas ao longo de toda a história que possibilitaram essa conquista.
  • José Luís Rockenbach propôs uma nota de apoio à luta palestina a ser encaminhada à FEPAL. A proposta foi aprovada por aclamação. Rui Muniz fará a redação da nota.
  • André Telles fez proposta de uma nota de apoio à luta dos servidores da UFPB. A proposta foi aprovada por aclamação.

Destituição da Reitoria Interventora

Rafael Berbigier abriu o ponto de pauta apresentando o trabalho da Comissão Especial Paritária para destituição da reitoria, concluindo que o parecer aponta diversas irregularidades da atual gestão e indica a sua destituição. A comissão conta com três representantes TAEs, além de Rafael, participam Tamyres Filgueira e Vivian Ayres.

“Para elaborar o parecer fizemos oitivas à comunidade. Ouvimos os TAEs, discentes, docentes e representações do Consun, CEPE e direções de unidade. Resgatamos todo o material desta gestão. Todos os desmandos em relação ao CONSUN, em relação à reforma administrativa que o Conselho mandou que fosse revertida e não foi. Foi feito um trabalho minucioso que gerou um parecer de mais de 90 páginas, com muita contundência e que de forma explícita indica várias irregularidades da atual gestão”, relatou o conselheiro.

Encaminhamentos do ponto:

• Vigília na sessão do Consun no dia 01º de dezembro, a partir das 08h;
  • Paralisação na UFRGS no dia 1° de dezembro;
  • Pressão aos diretores de unidade para votar a favor da destituição e mobilização nos setores.

Eleição de delegados da Assufrgs para a Plenária da Nacional da Fasubra, dias 08 e 09 de dezembro

O ponto de pauta teve abertura com a exposição de Tônia Duarte, representante da Fasubra na CNSC. Elas comentou os principais encaminhamentos da 1ª reunião da retomada da comissão, que ocorreu no último dia 21 de novembro. Confira o relato do encontro, aqui.

Gabriel propôs que se encaminhe na plenária da Fasubra uma posição de solidariedade à luta palestina. André Telles apresentou seu nome para compor a delegação da Plenária. Arthur Bloise aponta para a necessidade de se lutar por reajuste em articulação com o governo federal, com uma proposta unitária junto ao Sinasefe, indicando como representante Adriana Ramos. Ricardo Souza aponta a necessidade de mobilização pela carreira, por reajuste e pela destituição dos interventores nomeados pelo Bolsonaro, indicando os nomes de Maristela e Rui Muniz como delegados. José Luís Rockenbach apresenta seu nome como delegado. Rui Muniz apresenta seu nome para a plenária, apontando que também participará da reunião da Direção Nacional, que ocorrerá nos dias anteriores à Plenária para tratar sobre Saúde e Segurança do Trabalhador. Maristela Piedade apresentou uma proposta de chapa única.

A mesa sistematizou as seguintes propostas: construção de proposta unitária junto ao Sinasefe; apresentação de moção de solidariedade aos palestinos.

A chapa unitária apresentada para representar a ASSUFRGS na Plenária da Fasubra, tem os seguintes nomes: José Luís Rockenbach, Adriana de Farias Ramos, Maristela Cabral da Silva Piedade e André Telles. Como suplentes foram apresentados: Rui Paulo Dias Muniz, Gabriel de Freitas Focking, Arthur Gustavo dos Santos Bloise e Ângela Fernandes da Silva.