GT Mulher: última reunião do ano faz planejamento das lutas em 2024

O GT Mulher da ASSUFRGS Sindicato realizou no dia 07 de dezembro a última reunião do ano. Marcaram presença no evento, as colegas Luci jorge, Joana Oliveira, Antonieta Xavier, Tamyres Filgueira, Marisane Odorizi, Sandra Stefani, Rosa schwambach, Elianara Lima e Francisca Machado, presencialmente. Virtualmente se fizeram presentes as colegas Vivian Ayres e Helenise.

A reunião debateu a Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres que acontecerá em Foz do Iguaçu no dia 22 de fevereiro de 2023, Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai para articular as mulheres contra o Neoliberalismo na Região.

A reunião iniciou com os relatos das atividades realizadas durante o ano de 2023. Entre os destaques do ano estiveram as seguintes ações:

08/03 – Distribuição de folder nas ruas para Mulheres se conscientizarem das lutas/pautas e de seus direitos.

03/06 – Atividade Cultural na Sede Campestre para arrecadar fundos para viagem ao 3º Encuentro Latino Americano e Caribenho das Mulheres em Brasília. Luci Jorge foi representando ASSUFRGS.

Agosto – Marcha das Margaridas também em Brasília, com delegação de 5 Mulheres representando ASSUFRGS!

Sobre as Mulheres Negras, a colega Joana relatou que sentiu falta dos materiais que eram confeccionados pelo GT Antirracista que elaborava cartazes e expunha em muitos lugares e agora não os encontra no Sindicato. Tamyres, Coordenadora-geral da ASSUFRGS, falou pela Coordenação do Sindicato e agradeceu a interação das Mulheres e de suas lutas fortalecendo a ASSUFRGS com suas atividades específicas das Mulheres.

Além das pautas de luta, o encontro serviu como confraternização de final de ano, onde as colegas levaram doces, salgados e bebidas. Luci Jorge, comentou que o momento inspirou as integrantes do GT a continuarem com as mobilizações através das capacitações e atividades itinerantes pela Comunidade Universitária (UFRGS, UFSPA e IFRS). “Nós Mulheres precisamos continuar unindo forças principalmente para combater o Patriarcado (Machismo arraigado nas instituições) que ainda nos explora, nos ignora como produtoras de conhecimento e força de Trabalho, mas nos quer como objeto de consumo e mão de obra barata.”

A expectativa é que o GT Mulher da Assufrgs continue seus encontros sempre na 1ª quinta-feira de cada mês. Excepcionalmente em janeiro, o encontro deve ocorre na 2º quinta-feira, dia 11, na Sede da Assufrgs. Acompanhe a agenda no site -> www.assufrgs.org.br/gtmulher

Galeria de Fotos