Apoio à Greve Geral na Argentina que ocorre no dia 24 contra devastação de direitos comandada por Javier Milei

A Coordenação da ASSUFRGS – Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS vem a público manifestar seu apoio à Greve Geral dos trabalhadores e trabalhadoras da Argentina, marcada para ocorrer neste dia 24 de janeiro. A mobilização foi convocada pelo movimento sindical como uma resposta ao amplo processo de ataques promovidos pelo novo governo argentino.

Desde sua posse como presidente, em 10 de dezembro do ano passado, Javier Milei vem implementando uma série de medias que visam desregular a economia e destruir direitos trabalhistas, previdenciários, entre outros. Ao mesmo tempo, Milei atua para cercear o direito à manifestação e à oposição, com ameaças de prisão, descontos salariais e até suspensão de benefícios sociais de quem protestar contra o governo, além de multas pesadas às entidades organizadoras.

Os principais impactos desde a posse de Milei foram congelamento salarial e demissão de servidores públicos; retirada de direitos de trabalhadores do setor privado; fim dos reajustes para aposentados; propostas de privatizações;  autoritarismo e repressão aos opositores do governo; aumentos sucessivos na inflação e desvalorização da moeda; disparada dos preços de alimentos e do transporte público; entre ouros.

Na tentativa de desmobilizar a greve geral, Milei recuou de algumas medidas nesta segunda-feira (22). Não conseguirá diminuir a luta! O apoio à Greve é gigantesco! As entidades sindicais esperam um movimento paredista histórico, contando inclusive com apoio de governadores.

A mobilização da população argentina na luta contra os pacotes e decretos de Milei são um exemplo para a classe trabalhadora mundial, em especial da América Latina! Todo nosso apoio à Greve Geral das trabalhadoras e dos trabalhadores “hermanos”!

Foto: LEANDRO BLANCO/TÉLAM

Com informações do Brasil de Fato e Sintrajufe/RS