Conselho de Representantes debate agenda de lutas, IV Conassufrgs e Comitê Gestor do Cedem

A primeira reunião do Conselho de Representantes em 2024 ocorreu em formato híbrido, na tarde desta quinta-feira (25), no Auditório da Sede Centro da ASSUFRGS. Ao todo, marcaram presença 40 colegas da categoria, entre representantes e coordenadores do sindicato. A mesa da reunião foi comandada pela Coordenadora do Conselho de Representantes, Mariane Quadros.

Conjuntura

Na pauta sobre a conjuntura, Mariane fez a leitura do Informe de Direção da Fasubra, divulgado no dia 24 de janeiro. O documento, leia aqui, aponta os próximos passos da luta dos TAEs pelo reajuste salarial e aperfeiçoamento da carreira. A federação aponta que a deliberação por uma greve se dará a partir da reunião específica, quando o governo deverá apresentar uma contraproposta à nossa pauta referente à reestruturação da carreira.

Nesse sentido, foi elaborado um calendário de mobilizações nacional. A previsão é a realização de um grande dia de lutas em 22 de fevereiro, dia da reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ocorrendo assembleias locais entre 26 de fevereiro a 01º de março, a fim de avaliar resposta apresentada. Caso a proposta não contemple a categoria, um indicativo de greve para dia 11 está previsto no calendário.

Foi consenso entre os integrantes do Conselho de Representantes da ASSUFRGS que não há clima para um movimento paredista na UFRGS, UFCSPA e IFRS, cabendo ao sindicato utilizar o Estado de Greve, aprovado na Assembleia Geral de dezembro, para realizar reuniões nas unidades. Caberá aos representantes a organização das conversas com os colegas de unidade, com o apoio da coordenação. A sugestão é que as reuniões ocorram até o dia 22 de fevereiro.

Ainda foi pontuada a importância da realização de um evento de formação. O objetivo é que a categoria se aproprie da proposta de reajuste e aperfeiçoamento da carreira e qual a última proposta do governo federal, que apontou a expectativa de reajuste salarial de 0%, apenas reajustando os auxílios, excluindo aposentados e pensionistas.

Encaminhamentos:

  • Reunião nas bases até o dia 22 de fevereiro.
  • Elaboração de material gráfico impresso sobre a campanha salarial e aperfeiçoamento da carreira.
  • Realização de uma atividade formativa, estilo seminário, sobre as pautas da categoria, com previsão de data no dia 22 de fevereiro ou logo após.

IV Conassufrgs

Sobre o Congresso da Assufrgs, que tem previsão para ser realizado ainda em 2024, a Coordenação do Conselho de Representantes apresentou a proposta para que o plenário definisse uma comissão com o objetivo de preparar o regimento do IV Conassufrgs. Após amplo debate e uma vez que não foram apresentados nomes suficientes para compor a comissão, se decidiu por adiar para a próxima reunião do CR a decisão da definição da Comissão Organizadora. O próximo encontro está previsto para o dia 29 de fevereiro. Atenção: os integrantes da Comissão Organizadora não estarão impedidos de participarem como delegados do congresso.

Encaminhamento

  • Eleição dos membros da Comissão Organizadora do IV Conassufrgs na Reunião do CR, a ser realizada no dia 29 de fevereiro.

Comitê Gestor do CEDEM Assufrgs

A reunião do Conselho também definiu os representantes do CR na nova gestão do Comitê Gestor do Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS (CEDEM). Foram indicados pelo CR os colegas Frederico Duarte Bartz e Luisa Damiani. Também foram indicados, como colaboradores, a representante Andrea Duprat e o colega Neco Rockenbach.

Além dos representantes do CR, o Comitê Gestor do CEDEM ASSUFRGS, é composto pelos integrantes da Coordenação de Educação Política e Sindical da ASSUFRGS, atualmente comandada por André Dias Mortari e mais uma indicação livre da Coordenação, que deve ser definida nos próximos dias. Confira todas as informações sobre o CEDEM, no site: www.memoria.assufrgs.org.br

Assuntos Gerais

Nos assuntos gerais, o Conselho de Representantes se debruçou nas eleições do Conselho Fiscal do sindicato. No pleito eleitoral realizado no ano passado, a única chapa inscrita para o CF foi impugnada. Desde a pandemia, o Conselho Fiscal se dissolveu, deixando em atraso os pareceres das prestações de contas do sindicato dos anos de 2020, 2021, 2022. Diante dessa conjuntura, o CR decidiu solicitar uma análise jurídica sobre como proceder com os pareceres atrasados e na realização de uma nova eleição do CF. Com um parecer jurídico em mãos, o tema deve voltar a ser discutido como ponto de pauta na próxima reunião do CR, prevista para o dia 29 de fevereiro.

Galeria de Fotos