ASSUFRGS realiza seminário e ato em defesa dos direitos dos trabalhadores da UFRGS, UFCSPA e IFRS

No próximo dia 22, será realizado um seminário seguido de um ato em defesa dos direitos dos trabalhadores. Lembrando que para o mesmo dia será realizado a paralisação nacional por salário e carreira. Saiba mais aqui.

O seminário terá início às 09h no Auditório do Prédio 03 da UFCSPA e contará com a participação de David Deccache, Maristela Piedade, Arthur Bloise e representantes do Escritório Rogério Viola Coellho. O foco principal do evento será discutir questões relacionadas à carreira dos servidores e à campanha salarial em andamento.

Dentre os temas em pauta, destacam-se as propostas de reajuste salarial e as estratégias para lidar com os desafios enfrentados pelos trabalhadores das universidades.

Além disso, às 14h, no Centrinho do Campus do Vale, está programado um ato contra a Equatorial e a reitoria da UFRGS, com o intuito de manifestar a insatisfação dos servidores em relação à postura omissa da administração frente aos últimos acontecimentos decorrentes do apagão no Vale.

A participação dos trabalhadores e da comunidade acadêmica é fundamental para o sucesso do Dia Nacional de PARALISAÇÃO em prol da qualidade do ensino público.

Campanha Salarial

Os SPFs apresentaram ao final de janeiro uma contraproposta para reposição salarial. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), juntamente com demais sindicatos, abriram mão de um reajuste real do salário e protocolaram uma nova proposta ao governo, reforçando a necessidade de uma reposição de 31% para cobrir a inflação acumulada de setembro de 2016 a dezembro de 2023, conforme dados do DIEESE, somada à projeção de inflação dos próximos dois anos do Banco Central. A próxima Mesa Nacional de Negociação Permanente com o Governo Lula ocorrerá no dia 28 de fevereiro.