Moção de repúdio ao contrato de cooperação firmado entre a UFRGS e empresa israelense AEL/Elbit Systems

Repudiamos o acordo firmado entre a UFRGS e a AEL/Elbit Systems em abril de 2018. A Elbit Systems participou desde o início da construção dos muros de apartheid em 2003, muros condenados pela corte internacional em 2004, mas que seguem sendo erguidos e segregam palestinos na Cisjordânia, em Jerusalém, e servem ao bloqueio criminoso imposto por “Israel” há 17 anos à Gaza.

Essa empresa produz os drones assassinos e os caças que estão bombardeando Gaza nesse momento e mesmo antes de outubro de 2023. Está diretamente envolvida nos crimes contra a humanidade, no genocidio, nas violações aos direitos humanos dos palestinos e na manutenção do apartheid israelense.

O conhecimento produzido na universidade pública não deve servir, de forma alguma, para produção de tecnologias de morte, colonização e limpeza étnica. Nem tão pouco para cooperação e utilizacão de recursos públicos para fomentar projetos de empresas criminosas. Firmamos o compromisso de construir uma campanha pelo rompimento desse acordo entre a UFRGS e a AEL/Elbit Systems a partir desse momento, seguiremos até que a universidade pública se posicione pelo boicote acadêmico com “Israel” definitivamente.

___________________________

Moção aprovada em Assembleia Geral da ASSUFRGS Sindicato, no dia 11/04/2024