Começa nesta segunda, 24/10, V Encontro de Saúde e Segurança do Trabalhador das IFES

Confira a programação atualizada na íntegra.

A quinta Edição do Seminário de Saúde da ASSUFRGS atende a uma importante demanda dos três maiores interessados em garantir a saúde dos servidores das Instituições Federais de Ensino: os próprios servidores, as Administrações da UFRGS, UFCSPA e IFRS e a Sociedade que recebe as funções públicas desenvolvidas por essas Instituições. A discussão sobre as Normas para garantir a saúde dos trabalhadores e segurança dos processos, a implementação da Política de Saúde e Segurança da ASSUFRGS, e a necessidade obrigatória de melhorias nas condições e ambientes de trabalho representam mais que um desafio, mas uma necessidade.

Esta consideração parte do entendimento de que as questões relativas à Saúde e Segurança dos Trabalhadores das IFES ainda continuam sendo entendidas como uma condição distante, com o errôneo entendimento que acidente é uma fatalidade com culpados a serem identificados e adoecimentos não são prevenidos e de responsabilidade das administrações. Assim, as questões de SST são tratadas, em boa parte, somente a partir da ocorrência de um acidente ou em função de penalidades e ajustes impostos por fiscalização das não conformidades existentes.

O destaque desta versão está colocado no Tema Central do Seminário Saúde e Segurança para Servidores das IFE e a instituição de Normas de SST para serem cumpridas pelas Instituições. Com este tema, o Programa tem a intenção de provocar e possibilitar a discussão e a troca de experiências em torno da projeção e implementação das Normas de Saúde e Segurança em diferentes aspectos, como o técnico, o financeiro e o de gestão, entre outros.

Constatamos que a primeira dificuldade para a aprovação de Normas de SST passa pela compreensão da necessidade e sua instituição, mas na implementação também está o verdadeiro gargalo, com a restrição política que muitas vezes impede as administrações públicas ao adequado atendimento às Normas.

O Seminário é destinado a trabalhadores e comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS, das Instituições Federais de Ensino Superior, trabalhadores públicos e celetistas, público em geral comprometido com a saúde dos trabalhadores e segurança dos processos. As inscrições são gratuitas e será fornecido Certificado de Participação.

ATENÇÃO: 

  • Para solicitar Liberação: Esta confirmação pode ser utilizada para solicitação de dispensa para os dias do evento e, após a realização, será fornecido Certificado de Participação.
  • Hospedagem para participantes de outras localidades:

             Sugerimos os seguintes hotéis para estadia:

  • Hotel express Savoy (Av. Borges de Medeiros, 688 – Centro Histórico) – Telefone: (51) 3085-3400
  • Duque Center Hotel ( R. Duque de Caxias, 1705 – Centro Histórico) – Telefone: (51) 3212-3312 / Site: http://www.duquecenter.com.br/
  • Hotel Continental ( Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77 – Centro Histórico) – Telefone: (51) 3433-1900 / Site: http://www.hotelcontinentalbusiness.com.br/ 
  • Alimentação: Todos os participantes terão direito a alimentação pelo Restaurante Universitário da UFRGS, no valor de R$ 1,75, mediante apresentação de documento de identificação utilizado na inscrição do evento. 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 51. 3228 1054.

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *