Conif defende que ENEM seja aplicado em maio de 2021

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou nota publica defendendo que a realização do ENEM seja em maio de 2021, apoiando a decisão dos estudantes que também apontam o mês de maio como o melhor momento para a realização do exame nacional.

Contrariando a decisão das entidades estudantis, o governo Bolsonaro, apontou o janeiro como a nova data para a realização do ENEM de 2020, adiado devido à pandemia da covid-19. As provas impressas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro e a prova digital para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Segundo o Conif “A decisão de antecipar o ENEM para janeiro/2021 aumenta as desigualdades de acesso ao ensino superior, entre estudantes de diferentes classes sociais, e prejudica os mais pobres (80,9% deles matriculados nos sistemas públicos, segundo dados do INEP), à medida que agrava os efeitos sanitários do cenário epidemiológico, nas dimensões orgânicas física e mental, reduz o seu tempo de preparo para o certame e subtrai a decodificação da plataforma programática regular.” Confira abaixo a íntegra da posição do Conif:

Nota pública do Conif sobre a nova data de realização do ENEM 2020

Foto em destaque: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo