Chapa 3 é a mais votada na consulta à comunidade, falta de paridade elege Chapa 2

Com 4264 votos a mais que a segunda colocada, a Chapa 3 – Comunidade em Movimento foi a mais votada pela comunidade da UFRGS para a Reitoria da universidade: 56% dos votos!

Entretanto, como temos um processo de escolha antidemocrático, que atribui peso de 70% para os docentes, 15% para técnicos e 15% para estudantes, a chapa 2 levou o primeiro lugar nos parâmetros “oficiais”. A falta de paridade reflete em uma administração que não representa a totalidade da nossa comunidade e não defende o interesse de todos os segmentos da UFRGS. A falta de democracia interna é lamentável e ainda mais preocupante em tempos de Bolsonaro! Um resultado democraticamente frágil, que resulta em uma defesa frágil de nossa instituição frente aos recorrentes ataques do atual (des)governo.

A ASSUFRGS parabeniza todos os colegas TAEs que fizeram sua parte e votoram na consulta deste ano. Tivemos a maior participação da categoria, da série histórica, desde 2004. Saudamos os estudantes, que tiveram a maior participação da história em uma consulta para a Reitoria da UFRGS, mais de 11mil votos, sendo mais de 7mil para a Chapa 3. Resultado fruto de mobilização. Destacamos a posição de 679 professores que, reconhecendo a sua posição de privilégio na Universidade, votaram por uma UFRGS realmente democrática, inclusiva, autônoma e transparente.

Parabenizamos também as professoras Karla Maria Müller e Claudia Wasserman pelos 8947 votos conquistados. Desse total, 1056 são de Técnico-Administrativos em Educação. A reitoria escolhida por nossa categoria! A Chapa 3 ganharia no cálculo paritário, defendido pela ASSUFRGS, ANDES, DCE e APG, além de inúmeros movimentos e membros da comunidade. A paridade é uma consulta legitimamente democrática e expressa o desejo do conjunto da comunidade universitária, não de apenas um segmento. Seguiremos lutando por democracia na UFRGS! #ParidadeJá

Resultado da consulta eleitoral para a Reitoria da UFRGS:

Chapa 1 – 1860 votos
Chapa 2 – 4683 votos
Chapa 3 – 8947 votos

Em breve divulgaremos o cálculo paritário.