Nota de pesar: Alexandre Rocha da Silva

É com extremo pesar que a ASSUFRGS Sindicato recebeu a notícia da morte do companheiro de lutas, docente da Fabico UFRGS, Alexandre Rocha da Silva. O jornalista também teve uma passagem por nossa categoria de Técnico-administrativos em Educação da universidade e era um forte defensor da educação pública, gratuita e de qualidade.

Alexandre faleceu na madrugada deste domingo (8), aos 49 anos. Ele estava em tratamento de saúde desde janeiro deste ano.

Nascido em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Alexandre era jornalista, com mestrado em Semiótica e doutorado em Processos Midiáticos. Entre 2005 e 2006, fez pós-doutorado na Universidade Sorbonne, em Paris, na França. Mais recentemente, em 2020, concluiu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na UFRGS, além de atuar como Técnico-Administrativo, deu aula para os cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da universidade suspendeu as aulas até o dia 13 de agosto. Anteriormente, Alexandre trabalhou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A Fabico lamentou a morte do pesquisador, afirmando se tratar de “um profundo defensor da universidade pública e gratuita, junto com uma constante militância por uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna”.

Nossa solidariedade aos amigos, colegas, estudantes e familiares. Alexandre, presente!