Em nota, CONSUN apoia transferência do Instituto de Artes para o prédio do ICBS

No dia 08 de abril, o Conselho Universitário da UFRGS aprovou nota de apoio à transferência do instituto de Artes para o prédio antigo do ICBS, localizado no Campus Centro.

A luta pela mudança de prédio se desenrola desde o mês de março, mas as denúncias de precariedade e infestações de escorpião amarelo acontecem desde 2018. Ademais, o reitor interventor Bulhões, teria passado por cima de um acordo histórico que visava garantir parte do espaço físico do antigo prédio do ICBS para o IA. Entretanto, a comunidade universitária seguiu em defesa do prédio e a nota do Conselho Universitário da UFRGS em apoio à causa representa um grande passo.

Esperamos que a demanda seja concluída na prática e o prédio entregue para a comunidade do IA.

Confira a nota do CONSUN na íntegra:

“O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , reunido virtualmente nessa data, manifesta seu apoio à reivindicação do Instituto de Artes (IA) no que se refere ao cumprimento da decisão sobre a destinação do antigo prédio da Faculdade de Medicina (FAMED), hoje ocupado pelo Instituto de Ciências Básicas de Saúde (ICBS), para o Instituto de Artes, resguardando espaços demandados pela FAMED para a preservação da história da Medicina em nosso meio. Alocada no Centro Histórico desde o ano 1943, a comunidade do IA aguarda há mais de duas décadas a desocupação do ICBS, mantendo-se ano após ano em situações inadequadas e espaços em contínua degradação, o que compromete a realização de suas atividades acadêmicas e expõe a comunidade em situações de risco. O CONSUN solicita que a Administração Central suspenda e reverta todas as ocupações que vem sendo realizadas atualmente no prédio do ICBS, em desacordo com a decisão de destinação do prédio ao IA. Recomenda, ainda, a realização de reuniões com as direções do IA, da FAMED e do ICBS, para organizar o processo de ocupação do ICBS e, na sequência, a apresentação dos resultados dessas reuniões ao CONSUN para ratificação.”

Foto: GTUP