Flexibilização de jornada na UFRGS: saiba das atualizações

Cumprindo sempre seu compromisso de luta com a categoria dos técnico-administrativos em educação, a coordenação da ASSUFRGS informa sobre os desdobramentos da disputa em torno da flexibilização de jornada na UFRGS:

1. A categoria, em Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou a “realização de estudo de ação jurídica, em parceria da ASSUFRGS com a CIS/UFRGS para que a decisão do CONSUN sobre a retomada da flexibilização seja respeitada pela reitoria.”

2. Esse estudo está em andamento e, justamente para contemplar a decisão da assembleia, está sendo feito sem atropelos para que se possa fundamentar uma forte ação judicial e realizar o necessário diálogo com a CIS. Nosso objetivo é aumentar a chance de sucesso na ação judicial a ser encaminhada, a exemplo da nossa ação que garantiu a exigência do passaporte vacinal na UFRGS.

3. Como forma de resistir a intervenção de Bolsonaro na UFRGS, temos feito como ASSUFRGS, e também a CIS, intenso diálogo com as direções de Unidade que não estão alinhadas ao golpismo do Maurício Viegas, Geraldo Jotz e Carlos Bulhões. Algumas dessas Direções, em reunião com a CIS e Bibliotecas, e também com intenso diálogo com o sindicato e com os colegas na unidades, tomou a excelente inciativa de informar, via SEI, que nas suas unidades, “Valendo-se da autonomia das Unidades, os Diretores abaixo assinados farão o abono de carga horária no Ponto Eletrônico, com o motivo: “Aguardando Renovação do Processo de Flexibilização”, mantendo carga horária semanal de 30 horas para os servidores que trabalham em escala.” (Processo SEI 23078.543909/2022-73)

4. Em processo SEI semelhante movido pela Fabico, o reitor despachou que “Inicialmente cumpre informar que está em fase de implantação da IN 65 – Programa de Gestão, estabelecido no âmbito da UFRGS, através da Instrução Normativa 01, de 30 de maio de 2022 (DOU 31/05/2022 – Edição Extra), que visa, entre outros, avaliar e adequar os quadros funcionais da instituição com o real dimencionamento (sic) das necessidade de serviço. Em assim sendo, por hora, a flexibilização não será implantada até novo redimencionamento (sic).” (Processo SEI 23078.543487/2022-36)

5. Portanto, quem está garantindo que a jornada siga flexibilizada em alguns setores até que se regularizem as portarias na UFRGS é a luta e a negociação da categoria através da ASSUFRGS e CIS, é o intenso e longo trabalho do sindicato de diálogo com os Diretores e a compreensão e firmeza desses diretores de que a jornada flexibilizada é o melhor regime para o atendimento ininterrupto de 12 horas. Quem está impedindo a regularização da já implantada jornada flexibilizada na UFRGS é o interventor Bulhões, assessorado por Maurício Viegas!

6. A ação judicial que está em estudo é um instrumento importante, mas devemos intensificar nossa luta política interna pela regularização dos processos de jornada flexibilizada. Precisamos fomentar na nossa categoria a organização de uma jornada de luta presencial na Reitoria para pressionar Bulhões a cumprir suas obrigações e nomear a COMFLEX para retomada da flexibilização regularizada, pois isso não impede em nada a realização e configuração simultânea do Plano de Gestão visando o teletrabalho.

A implementação da flexibilização de Jornada na UFRGS foi produto da luta da categoria através do seu sindicato, a ASSUFRGS, o sindicato que representa toda a categoria. Chamamos todos a se unirem em torno do sindicato e reforçar a luta pela retomada da flexibilização da Universidade, pela UFRGS aberta nos três turnos, por qualidade nas condições de trabalho, contra a intervenção!

Coordenação ASSUFRGS Sindicato

Foto em destaque: UFRGS