Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir corte de verba na educação

Nesta quinta-feira, deputados da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara debateram em uma audiência públicas cortes recentes do governo de Jair Bolsonaro na área de Educação. A Fasubra foi uma das entidades e especialistas ouvidos pelos deputados, onde apresentou a situação crítica na qual as universidades públicas se encontram. Após os agressivos cortes orçamentários, diversas universidades não tem dinheiro para contas básicas e mais de 100 mil estudantes não possuem garantia do pagamento de suas bolsas.

Toninho Alves, Coordenador-geral da Fasubra realizou uma intervenção de 10 minutos. Ele abriu a fala criticando o projeto de desmonte da educação no país. “um projeto que visa desmontar a educação pública e entregar para a iniciativa privada e deixar a juventude desse país sem formação, sem qualificação e sem condições de fazer o processo de questionamento do governo.” Afirmou Toninho. Ele ainda ressaltou que qualquer país no mundo, em momentos de crise investe em educação, saúde e pesquisa, mas no Brasil, são os primeiros a serem excluídos.

A audiência foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT/MG) e foi realizada no Plenário 12 na Câmara dos Deputados, Anexo II. Os delegados da ASSUFRGS, eleitos para a Plenária Nacional da federação, que ocorre nesse final de semana, aproveitaram a passagem pela capital federal, para acompanhar a Audiência Pública presencialmente.

_________________

A audiência foi transmitida ao vivo nas redes da Câmara dos Deputados. Confira no player abaixo:

_______________

Galeria de Fotos

Fotos: Fasubra e ASSUFRGS