PARALISAÇÃO de 24h na UFRGS, UFCSPA e IFRS, dia 08 de novembro

Dia 08 de novembro ocorre Paralisação Nacional dos Servidores Públicos Federais! A UFRGS, UFCSPA e IFRS não podem ficar de fora desse movimento! O governo federal precisa colocar o servidor público no orçamento!

Exigimos retorno das nossas reivindicações: reajuste em 2024, alterações no PCCTAE, equiparação dos benefícios e não aos planos de reforma administrativa que prejudiquem o servidor!

AGENDA CONFIRMADA

08h30min – SEMINÁRIO – Perspectivas para a campanha salarial e aprimoramento da carreira: Aperfeiçoamento do PCCTAE proposto pela FASUBRA. Local: Auditório 1 da Fabico UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705)

Dia 08, PARALISE por 24horas as tuas atividades! Ofícios já estão sendo enviados para as reitorias! O movimento paredista é LEGÍTIMO e LEGAL! A PARALISAÇÃO foi aprovada na Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 31 de outubro!

Ofícios de paralisação: UFRGSofício 133_2023 UFRGS / UFCSPA –  ofício 135_2023 UFCSPA / IFRS: Reitoria –  ofício 134_2023 IFRS / Restinga – ofício 141_2023 IFRS Restinga / Viamão – ofício 140_2023 IFRS Viamão / Osório – ofício 139_2023 IFRS Osório / Canoas – ofício 138_2023 IFRS Canoas / Porto Alegre –  ofício 137_2023 IFRS Poa / Alvorada –  ofício 136_2023 IFRS Alvorada / Rolante – ofício 143_2023 IFRS Rolante

ATENÇÃO: Teremos atividades ao longo do dia 08, entre elas, um seminário sobre as propostas de alteração na carreira já apresentadas pela Fasubra e Sinasefe ao governo. Aguarde a divulgação da agenda!

Sem luta, não mudaremos nossa realidade! Convoque os colegas de trabalho e vamos juntos!

Conjuntura Nacional “Queremos uma resposta do governo!”

O FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) fechou o indicativo de paralisação dos SPFs para 8 de novembro. Com o intuito de reivindicar respostas sobre as demandas dos servidores públicos e pressionar o governo. Fasubra convocou os sindicatos da base para debater a data de paralisação e aluta pelo reajuste e plano de carreira.

Os servidores públicos federais apresentaram as reivindicações da Campanha Salarial 2024 ao Governo Lula no início do ano, mas até agora não tiveram respostas. Foi informado que havia apenas R$ 1,5bilhões para 2024, o que não chega a 1% de reajuste linear. É urgente que a negociação avance! Mas, para isso, é preciso que o Governo Lula mude sua postura!

Situação dos TAEs e do PCCTAE

Após 18 anos da sanção da lei do PCCTAE (lei nº 11091/2005), a carreira apresenta muitos prejuízos, sendo uma das menores remunerações do serviço federal. Os servidores têm enfrentado defasagem salarial, falta de reajustes, a extinção/suspensão de cargos e a taxa de desligamento de trabalhadores. No dia 03 de outubro a FASUBRA apresentou ao governo federal a sua proposta de aperfeiçoamento do PCCTAE. Confira aqui.

Entenda as mesas de negociação

O governo federal abriu duas mesas de negociação que dizem respeito especificamente à carreira TAE:

  • Mesa Específica e Temporária, com impacto orçamentário e participação da FASUBRA e do SINASEFE, iniciada em 04/09, com segunda reunião em 03/10; Previsão de próximo encontro em novembro.
  • Mesa Setorial, sem impacto orçamentário, para a qual a Fasubra foi convidada pela Sesu/MEC.

Além das mesas específicas, existe a Mesa Nacional:

  • Mesa Nacional de Negociação, junto ao Ministério da Gestão e Inovação, essa mesa reúne diversas carreiras dos SPFs para tratar de pautas como reajuste e outras, sem impacto financeiro. Ela iniciou em Julho de 2023. Até o momento ocorreram quatro encontros, o último em agosto. Fasubra faz parte da mesa.