Realizada hoje a anual foto da Comunidade Trans da UFRGS

Nesta quarta-feira, 31, o Cabam (Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivo e Museo da Fabico/UFRGS) organizou pelo seu segundo ano consecutivo a foto da comunidade trans da UFRGS. O evento aconteceu às 12 horas no Vão da Reitoria em celebração ao dia Nacional da Visibilidade Trans (29).

Após a foto, foi aberto um momento para falas, onde foi expressado a ausência de pessoas trans na universidade, seja enquanto trabalhadores ou alunos e no serviço público.

Eden, estudante de biblioteconomia na UFRGS, integrante do Cabam, explicou que a foto é uma representação da luta que enfrentam todos os dias em busca de direitos básicos, como segurança e pertencimento na universidade. “Apesar do medo e dos ataques que sofremos ano passado, estamos aqui e vamos continuar aqui apoiando vocês nas lutas pelas cotas trans na universidade!”

A colega Jennifer Maciel Ribeiro, trabalhadora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS, relembra que a 10 anos atrás não havia tantos corpos trans transitando nesse espaço acadêmico.“Muita coisa mudou e avançou e agora ocupamos não só a graduação e pós mas também como trabalhadoras. É importante que a gente siga lutando pelas cotas trans não só nas universidades de todo o Brasil mas também no serviço público, a nível municipal, estadual e federal!”

Nesse sentido, a ASSUFRGS Sindicato reafirma o seu compromisso com o respeito e a igualdade. A luta pela garantia de direitos para pessoas trans na universidade é uma pauta que vai além das salas de aula, alcançando todos os setores da instituição. Celebramos a visibilidade trans e a presença desses corpos que transitam no espaço acadêmico!