Carreira TAE: Sinasefe formaliza adesão ao modelo de malha salarial proposto pela FASUBRA

O Sinasefe formalizou, nesta terça-feira (06/02), sua adesão ao modelo proposto pela Fasubra de malha salarial reestruturada do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). O sindicato nacional protocolou, virtualmente, ofício para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), seguindo deliberação da 186ª PLENA. Medida busca unificar a proposição do segmento TAE em torno de uma construção única.

Para a Coordenadora-geral da ASSUFRGS e integrante da atual Coordenação da FASUBRA, Tamyres Filgueira, “a decisão do Sinasefe é importante para dar andamento à negociação com o governo federal”.

“A fim de garantir a celeridade das discussões sobre a reestruturação de carreira, em mesa a ser realizada no próximo dia 22 de fevereiro, solicitamos, respeitosamente, que as análises em torno da malha salarial da carreira PCCTAE sejam realizadas a partir da proposta da FASUBRA, respeitando, assim, o consenso deliberado pelos(as) servidores(as) Técnico-Administrativos(as) em Educação vinculados à base do SINASEFE” explicou o sindicato no documento entregue ao MGI. Para além da malha salarial, é importante destacar que os demais pontos da proposta do SINASEFE, protocolada em agosto de 2023, estão mantidos.

Confira a íntegra da decisão do Sinasefe

Modelo de malha do PCCTAE reestruturada (proposta pela FASUBRA)

Na proposta da FASUBRA existe uma estrutura lateral de três Níveis de classificação (NC), com sua interpolação ocorrendo através do percentual dos Níveis de Classificação C e D com o E, através da seguinte proporção: Piso do NC-C equivalente a 40% do Piso do NC-E; Piso do NC-D equivalente a 60% do NC-E.

Os preceitos básicos da proposta da FASUBRA para aperfeiçoamento do PCCTAE, são:

– Piso de 3 Salários-Mínimos;
– STEP de 5%;
– Diminuição dos níveis de classificação de 5 para 3;
– Diminuição da quantidade de padrões da matriz;
– Reposicionamento facilitado na tabela aprimorada;
– Distribuição equitativa de recursos da reestruturação;
– Diminuição das disparidades intracarreira;
– Diminuição do interstício para 12 meses;
– Manutenção matriz única; Recomposição no Vencimento Básico;
– Sem risco de VBC;
– Ampliação IQ;
– Implementação do RSC.

Confira detalhes da proposta da FASUBRA para o aperfeiçoamento da Carreira TAE