Nota de repúdio ao apagão no Campus do Vale da UFRGS ocasionado pela CEEE Equatorial e à inércia da reitoria interventora

A ASSUFRGS Sindicato manifesta seu total repúdio à irresponsabilidade da Equatorial, empresa privada que comanda a CEEE. Em mais um exemplo de péssima gestão, uma empresa terceirizada da Equatorial perfurou dois cabos subterrâneos, durante obra de escavação nesta segunda-feira (12), causando um apagão no Campus do Vale da UFRGS, nos dias 12 e 13.

A falta de energia elétrica causou prejuízos irreparáveis às pesquisas que estavam em andamento em diversas unidades da universidade, sendo o maior impacto na Faculdade Agronomia, mais precisamente na Zootecnia. Sem luz, equipamentos e refrigeradores ficaram horas desligados, culminando na perda de amostras e até na morte de animais. Nossa solidariedade aos trabalhadores e estudantes prejudicados pelo ocorrido.

Não bastasse ter que lidar com os impactos da privatização de um serviço essencial, a UFRGS está diante de uma reitoria inoperante. Até o momento, a gestão Bulhões/Pranke não deu satisfação sobre quais ações foram tomadas para diminuir os impactos do imprevisto. Tão pouco fica evidente qual o motivo de alguns geradores da universidade não terem funcionado quando preciso.

Exigimos a reparação dos danos e a responsabilização dos culpados! É urgente que o MEC acate o parecer de destituição da reitoria interventora da UFRGS!