UFRGS expande oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Quilombola

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou os resultados preliminares do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), e das 183 propostas selecionadas em todo o Brasil, a UFRGS se destaca com duas propostas.

Os cursos, previstos para iniciar no segundo semestre de 2024, têm como objetivo atender às demandas específicas das comunidades do campo e quilombolas, promovendo a formação de professores qualificados para atuar nessas regiões.

Educação do Campo: A UFRGS, que já oferece dois cursos na área em Porto Alegre e no Campus Litoral, expandirá sua atuação com uma nova licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza em Eldorado do Sul. A proposta visa descentralizar a oferta acadêmica, estabelecendo núcleos comunitários em municípios próximos, como Nova Santa Rita e Capivari do Sul. Segundo o coordenador da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen), Alexander Montero Cunha, a iniciativa visa fortalecer o vínculo entre a universidade e as comunidades, além de promover uma formação mais próxima das demandas locais.

Educação Escolar Quilombola: Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a UFRGS lançará o curso de Educação Escolar Quilombola, com previsão de oferta em Porto Alegre e Capivari do Sul. Considerando a significativa presença de comunidades quilombolas na região, o curso surge como uma resposta às demandas educacionais dessas populações. O coordenador da Coorlicen ressalta que a iniciativa é um passo importante para valorizar os saberes tradicionais e promover uma educação mais inclusiva e democrática.

Ambos os cursos serão presenciais e organizados pela pedagogia da alternância, combinando períodos de estudo na universidade com períodos de imersão nas comunidades do campo e quilombolas. Além disso, o edital prevê bolsas para estudantes dessas comunidades, garantindo apoio financeiro durante toda a formação. O edital irá ainda disponibilizar bolsa para Formador Convidado, que são mestres de saberes das próprias comunidades.

O Programa Parfor Equidade busca valorizar a diversidade presente na educação básica, oferecendo cursos específicos de licenciatura que atendam às demandas das comunidades indígenas, quilombolas, do campo e outras minorias, promovendo assim uma educação mais inclusiva e igualitária.

Com informações da Secretaria de comunicação
Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS Arquivo