Comando Local de Greve define atividades, entre elas Assembleia Geral de Greve no dia 19

A 1ª Reunião do Comando Local de Greve ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), no auditório da sede centro da ASSUFRGS. Participaram do encontro representantes da Coordenação e de unidades da base, como Instituto de Letras, Instituto de Geociências, Faculdade de Farmácia, DEDS, UFCSPA, Cepsrm, Fabico, Planetário, CPD, Instituto de Química, Esefid e dos aposentados.

A reunião iniciou com os informes destas unidades e a percepção geral dos colegas da base quanto ao movimento paredista. Após a troca de informações o CLG definiu a estratégia para os primeiros dois dias de greve.

A agenda aprovada foi a seguinte:

18/03 – 08h – PANFLETAGEM de recepção aos estudantes, início das aulas na UFRGS.

Pontos de encontro para retirar material:
– Campus Centro – em frente ao Antônio
– Campus do Vale – Centrinho
– Campus Saúde – esquina da Ramiro junto ao RU
– UFCSPA e IFRS – encontro em frente aos campi

14h – Reunião do Comando Local de Greve na Sede Centro da Assufrgs (Avenida João Pessoa, 1392)

19/03 – 09h – ASSEMBLEIA GERAL de GREVE – Local: Sala 605 da FACED UFRGS

Tarde – passagem nas unidades, dialogar com estudantes e categoria.

Registro do ponto

Os presentes relataram que uma das grandes dúvidas dos colegas da categoria é sobre como funcionará o registro do ponto eletrônico. A Coordenação do sindicato pontuou que o Comando Nacional de Greve está negociando com o Governo Federal como se dará a recomposição das horas, ressaltando que nas últimas greves nacionais da categoria foi acertado que as horas são compensadas em atividade, sem corte de salários.

Além da negociação diretamente com o governo, a Fasubra irá articular junto ao Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas. Uma reunião está marcada para esta sexta-feira (14). Foi lembrado ainda que a Andifes já manifestou apoio à luta pela campanha salarial da categoria.

Devido à conjuntura nacional de negociação e a janela para o registro do ponto na UFRGS, que fecha no último dia útil do mês, o CLG definiu que aguardará um parecer nacional da Fasubra, após a reunião do Comando Nacional de Greve, prevista para início da próxima semana.