Assembleia Geral de Greve reúne mais de 250 pessoas, aprova caravana à Brasília e nova orientação para o registro de ponto na UFRGS

A Assembleia Geral de Greve da ASSUFRGS Sindicato reuniu na tarde desta quarta-feira (03), mais de 250 servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS. O encontro ocorreu no pátio da Faculdade de Educação, no Campus Central da UFRGS e mostrou a força do movimento grevista da categoria, iniciado no dia 18 de março. A mesa foi composta pelos integrantes do Comando Local de Greve (CLG): Frederico Bartz, Jennifer Ribeiro e Ricardo Souza.

A assembleia iniciou com uma lembrança aos 60 anos do golpe militar, completados na segunda-feira (01). O plenário gritou “Ditadura, nunca mais!”. Logo após, ocorreram os informes qualificados, com os relatos das últimas atividades do CLG, seguido por debate de conjuntura. Confira abaixo os principais pontos de pauta da Assembleia Geral de Greve:

Registro do ponto eletrônico na UFRGS

Gabriel Dutra, Gabriel Focking, Devanir Weber e Erick Vaz, integrantes do CLG, abriram o debate detalhando como foi a reunião entre o comando de greve e a Sugesp da UFRGS, ocorrida na manhã de terça-feira (02). No encontro, também estava presente o colega José Luís Rockenbach (Neco).

Segundo o relato, a reunião teve saldo positivo. Sugesp informou que não haverá corte de salário ou de auxílios dos grevistas. Também foi destacado pela gestão de pessoas que não existirá prejuízo aos colegas grevistas que estão em PGD. O CLG reforçou à assembleia que, historicamente, as greves da categoria têm tirado acordos positivos para os trabalhadores, sem cortes de salário e com reposição apenas do trabalho acumulado e não de horas, e que este será o caminho trilhado para uma negociação ao final da greve. O CLG considera a posição atual da Sugesp uma vitória do movimento, mas seguirá na batalha pela suspensão do Ponto eletrônico da UFRGS durante a greve, promovendo esse debate em diferentes instâncias da universidade, conforme já foi aprovado por outras universidades do país.

A partir da conversa com a Sugesp, o CLG definiu que a nova orientação para o colegas em greve na UFRGS é não fazer qualquer registro no ponto eletrônico. A decisão foi referendada pela Assembleia Geral da categoria por ampla maioria, com apenas 2 abstenções e nenhum voto contrário. Em caso de dúvidas, os colegas da categoria podem procurar a Comissão de Ética do CLG através do e-mail: etica2024@assufrgs.org.br ou qualquer integrante do comando de greve.

ATENÇÃO – indicamos ao servidor que confira se foi lançada a “falta por greve” corretamente no sistema. No sistema de ponto, basta acessar Menu > Calendário de Acompanhamento.

Reunião entre CLG e FORUMDIR-UFRGS

O Comando Local de Greve também detalhou como foi a reunião entre os grevistas e o Fórum de Direções da UFRGS. Participaram do encontro, os colegas Gabriel Focking, Jennifer Ribeiro, Paulo Ceroni, Rui Muniz e Vivian Ayres. Segundo os diretores, deve ser adotada a mesma posição da Sugesp, que é adotar na frequência do ponto eletrônico o código 52 “falta por greve”, que consolida uma frequência cheia, ou seja, que não acarretará em cortes de salário.

Na reunião, haviam cerca de 25 diretores presentes. Foi ressaltado aos diretores que existe uma Comissão de Ética do CLG e que cabe à esta comissão a mediação sobre temas relacionados à greve, como definição de trabalhos essenciais, tratamento com colegas paralisados, etc. Portanto, foi solicitado que os diretores acionem a Comissão de Ética sobre dúvidas do movimento e não diretamente com os colegas grevistas, para evitar situações de assédio e constrangimento.

Foi informado aos integrantes do comando que será convocada uma reunião extraordinária do FORUMDIR tendo como ponto de pauta a greve na universidade.

Relatório técnico da CNSC sobre a reestruturação da carreira entregue aos ministros do MEC e MGI

Vivian Ayres, integrante do CLG, informou ao plenário da assembleia geral que os detalhes do relatório ainda não foram oficialmente informados pela direção nacional da Fasubra, mas que os principais pontos do documento já são de conhecimento público. Neste sentido, a ASSUFRGS Sindicato realizou no dia anterior (02), um seminário sobre o tema. O encontro ocorreu no Salão Nobre da UFCSPA. Na ocasião, além de Vivian, dividiram as falas os colegas Berna Menezes, Silvio Corrêa e Tônia Duarte. Foi apresentada a conjuntura que levou à conclusão dos trabalhos deste relatório, a importância do movimento grevista para que o documento fosse recebido em mãos pelos ministros Esther Dweck (MGI) e Camilo Santana (MEC), além de um detalhamento sobre os principais pontos da reestruturação da carreira que estão nesta proposta.

Confira abaixo a apresentação do seminário da ASSUFRGS, que detalha os principais pontos do relatório do GT Reestruturação do PCCTAE da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) ->

Em sua intervenção, o CLG deixou claro à assembleia geral que ainda não há nada definido em relação ao relatório técnico. Que o documento elaborado pelo GT da CNSC tem 81 páginas, e que a Fasubra ainda está compilando as informaç~]oes para descer às bases o seu parecer. Só então ele será apreciado pelos sindicatos locais. Caberá à Mesa de Negociação Específica, entre sindicatos e governo federal, a continuidade dessa negociação. Para isso, a pressão e continuidade da GREVE é fundamental!

Caravana à Brasília

O Comando Nacional de Greve aprovou o chamado para as entidades de base para a construção de uma grande caravana de greve nos dias 16, 17 e 18 de abril. A Assembleia Geral de Greve da ASSUFRGS aprovou por unanimidade a ida de uma delegação da UFRGS, UFCSPA e IFRS para a caravana. O formato de inscrições, quantidade de vagas e regramento para a caravana serão debatidos pelo Comando Local de Greve e informado à categoria.

Demais encaminhamentos da Assembleia de Greve:

  • Aprovação do apoio da ASSUFRGS ao 1ª Encontro Internacional Antifascista, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio.
  • Delegação da ASSUFRGS ao Comando Nacional de Greve, a partir do dia 15 de abril: André Telles, Antonieta Xavier, Devanir Weber, Gabriela Godoy, Tamyres Filgueira e Vivian Ayres

Galeria de Fotos