ASSUFRGS participa de ato de GREVE na Esplanada dos Ministérios em Brasília

No dia 3 de abril de 2024, o Comando Nacional de Greve (CNG) participou de dois atos na Esplanada dos Ministérios. O primeiro foi em frente ao Ministério da Educação (MEC), com apitaço e falas importantes dos membros do CNG. Em seguida, os manifestantes fizeram uma caminhada simbólica pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) junto com outras entidades em um ato unificado dos servidores públicos federais reivindicando negociação efetiva, o momento marcou também a deflagração da greve do SINASEFE. Houve falas de dirigentes de entidades e saudação da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

A delegação da ASSUFRGS esteve presente na manifestação. Em relato, os delegados ressaltaram a importância da mobilização na esplanada. Confira:


Durante o ato, em frente ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI), o Governo, representado pelo Secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijó, com a pressão das mobilizações, convidou para uma reunião com as entidades que compõem o FONASEFE presentes na manifestação. O representante da CONDSEF repassou um informe durante o ato e disse que foram discutidos os benefícios programados para o mês de maio de 2024.

Afirmou-se que os benefícios só serão concedidos mediante a assinatura de um acordo entre as entidades em uma reunião emergencial que deve ocorrer até o dia 15 deste mês, a fim de que possam ser incluídos na folha salarial de maio/24, ou podendo ser incluídos na folha de junho com pagamento retroativo.

Além disso, foi mencionado pelo governo a possibilidade de transferir o debate dos reajustes lineares da mesa central para as mesas específicas e temporárias das carreiras. A proposta discutida seria abrir mão do reajuste linear e direcionar toda a discussão para as mesas específicas.
Destacamos ainda, que essas informações têm origem em reunião extraoficial, da qual a FASUBRA não participou. Não há, até o momento, posição formal do governo, em relação aos pontos aqui abordados e o FONASEFE tem exigido reunião da MNNP para formalização da discussão.