GREVE: em reunião com ASSUFRGS, Fórum dos Reitores das Universidades Públicas e IFs do RS sinaliza apoio aos grevistas

Na manhã desta sexta-feira (05), integrantes do Comando Local de Greve da ASSUFRGS Sindicato compareceram à reunião do FORIPES-RS (Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul). O encontro ocorreu na UFCSPA e contou com a presença dos reitores da UFPel, Unipampa, FURG, IFSul, IFRS, UFSCPA, UFSM e UFFS. A reitoria da UFRGS não estava presente. Representando o CLG ASSUFRGS, estavam os colegas Ana Maris Carlesso, Andreia Duprat, Monice Santana, Ricardo Souza, Gabriela Godoy, José Luís Rockenbach (Neco), Vivian Ayres, Rodrigo Ribeiro, Devanir Weber e Luci Jorge.

A ASSUFRGS apresentou as demandas do movimento grevista e ressaltou a abrangência nacional da greve dos TAEs. Todos os reitores presentes no encontro sinalizaram apoio e defesa das IFEs e da carreira da categoria, ressaltando a importância da defesa de mais verbas para a educação federal.

A sinalização do FORIPES-RS é mais uma demonstração do apoio cada vez mais abrangente que a greve da educação federal vem recebendo, tanto da comunidade acadêmica (estudantes e professores), como dos gestores. Já sinalizaram reconhecer a importância e legitimidade do movimento grevista instâncias como ANDIFES e CONIF. Localmente as reitorias da UFCSPA e IFRS, o FORUMDIR-UFRGS e a SUGESP UFRGS sinalizaram entender a importância do movimento e a não perseguição aos grevistas.