Assembleia Geral de Greve aprova reajuste dos benefícios e continuidade da greve por salário e carreira

A ASSUFRGS Sindicato realizou na tarde desta quinta-feira (11) mais uma Assembleia Geral de Greve. Entre 250 e 300 colegas da categoria compareceram para debater o andamento do movimento paredista nacional, que completou 1 mês. Na UFRGS, UFCSPA e IFRS, a greve completará 30 dias na próxima semana, 18 de abril.

A mesa da Assembleia foi comandada pelas coordenadoras do sindicato, Tamyres Filgueira e Maristela Piedade, além da Coordenadora do Conselho de Representantes, Mariane Quadros. Além dos informes gerais da greve, foram detalhados os encaminhamentos das recentes reuniões de negociação com o governo federal, tanto no âmbito do MEC, como junto ao MGI. Ocorreu ainda a eleição de delegação da ASSUFRGS para o Comando Nacional de Greve. Confira os principais pontos da assembleia:

Reunião do MGI com Fasubra

A Assembleia de Greve deliberou sobre o termo de compromisso apresentado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) na Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada no dia 10 de abril em Brasília. Em resumo, o governo reforçou a sua proposta de reajuste dos auxílios para este ano:

a) reajuste do Auxílio Alimentação, passando de R$ 658,00 para R$ 1.000,00;
b) reajuste de 51% no montante destinado ao valor do per capita da Saúde Suplementar, considerando a faixa de idade e de renda do servidor; e
c) reajuste no valor da Assistência Pré-escolar, de R$ 321,00 para R$ 484,90.

Em um primeiro momento, o termo de compromisso com as entidades, continha uma cláusula antisindical, afirmando que ao aceitar os reajustes dos auxílios, os trabalhadores se comprometiam a não entrar em greve. Após amplo repúdio da bancada sindical, a cláusula foi modificada, agora com um trecho onde os sindicatos deveriam exaurir os espaços negociais. Foi dado um prazo para as entidades se manifestarem se aceitam ou não esse termo de compromisso. Confira a íntegra do documento, clicando aqui.

Após ampla deliberação, a Assembleia Geral de Greve da ASSUFRGS aprovou o aceite do reajuste dos auxílios, que já estava previsto na Lei Orçamentária de 2024, ressaltando que o aceite não configura o término da greve da categoria pela reestruturação da carreira e reposição salarial. Em sua decisão, o sindicato também pontua que a proposta de auxílio apenas dos benefícios é insuficiente pois não atinge aposentados e pensionistas.

Reunião do MEC com Fasubra

No momento em que a Assembleia ocorria, o CNG da Fasubra estava reunido com o MEC, para a primeira reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente (MSNP) com o Ministério da Educação. Rafael Berbigier, delegado da Assufrgs, estava presente no encontro e mandou informes à assembleia. A pauta do encontro foi mais protocolar, para instalação da mesa setorial.

No encontro, foi informado que até metade da próxima semana será chamada uma mesa específica dos TAEs para apresentar o espaço fiscal À categoria. Gegório Grisa, Secretário-Executivo Adjunto do MEC, afirmou que a carreira dos técnicos será reestruturada neste governo. Foi prometido para os dias 06 ou 13 de maio nova reunião com pautas sem impacto orçamentário. Sobre a reestruturação da carreira, Gregório afirmou que “a maioria dos pleitos ou serão atendidos, ou será feita proposta alternativa. Nosso problema é o espaço fiscal.”

Na reunião, Fasubra destacou a retirada da cláusula anti-greve (do termo de compromisso apresentado pelo MGI); cobrou resposta do MEC ao processo de destituição de Bulhões; 30h; ponto eletrônico; paridade (revogação do ofício).

Eleição de delegados da ASSUFRGS para o Comando Nacional de Greve – CNG

Foram apresentados e aprovados por consenso os delegados para ir para o CNG Brasília/DF, de 29 de abril até 10 de maio: Rui Muniz (Aposentado), Glória Tavares (Aposentada), Joana de Oliveira (RU), Luci Mari Castro Leite Jorge (Veterinária). A assembleia indica que o 5º representando a ser enviado para o CNG neste período será indicado no CLG da ASSUFRGS.

Moções aprovadas

Foram aprovadas em assembleia as seguintes moções:

1) Moção de Repúdio ao Contrato de Cooperação Firmado entre a UFRGS e a empresa israelense AEL/Elbit Systems; (leia aqui)

2) Apoio ao Mandato do Vereador Pedro Ruas que está sendo perseguição por se posicionar contra o genocídio do povo palestino. (leia aqui)

3) Repúdio à postura do governo, de tentar acrescentar cláusula anti-greve em termo de acordo com servidores público. (leia aqui)

Saudações

A Assembleia Geral de Greve contou com as seguintes saudações: Pedro Ruas (PSOL), Vereador de Porto Alegre; Edson Flores, petroleiro e representante da Unidade Comunista Brasileira – UCB; Nader Baja, da Frente Gaúcha de Solidariedade ao Povo Palestino; Alex Saratt, da CTB; Moisés, trabalhador dos Correios e militante do PSTU; Daniela da CSP Conlutas; Mateus, presidente do CA da Geologia e militante do PSTU; Valéria do MRT e Esquerda Diário.

Informes Gerais

• Foi dado o informe que a caravana da ASSUFRGS a Brasília sairá dia 14 de abril, às 19 horas, com retorno dia 18 de abril, tendo previsão de chegada a Porto Alegre no dia 20. Na agenda da caravana, está prevista para o dia 16 de abril pela manhã, uma audiência pública na Câmara dos Deputados com as pautas de greve e a pauta local com a destituição do interventor da UFRGS, Carlos André Bulhões. Nesta sexta-feira (12), ocorre na Assufrgs, às 16 horas, uma reunião para debater as instruções da caravana.
  • Foram dados informes de greve de diferentes unidades da base, como ICBS, Arquitetura, CLN, UFCSPA, GT Aposentados, entre outros.