Vitória da greve: reajuste dos auxílios alimentação, saúde e creche será pago a partir de junho!

Seguindo em greve nacional, a Fasubra Sindical assinou, nesta quinta-feira (25/04), o Termo de Compromisso nº 01/24, que reajusta benefícios (saúde, alimentação e creche) de servidores(as) públicos(as) federais. O secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, informou, na cerimônia de assinatura, que a vigência do reajuste será o mês de maio, com pagamento retroativo em junho de 2024.

No momento da assinatura do acordo dos benefícios entre MGI e FASUBRA Sindical, a diretora da federação, Ivanilda Reis ressaltou o posicionamento crítico da FASUBRA quanto a exclusão dos aposentados nesse acordo e a continuação da reivindicação da equiparação de benefícios entre ativos e aposentados/pensionistas. A assinatura do termo de compromisso ocorreu no DNIT, representantes da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve estiveram presentes em vigília em frente ao prédio.

O documento aponta os seguintes aumentos: 

  • Auxílio-alimentação passa de 658 para 1.000 reais;
  • Auxílio-creche passa de 321 para 484,90 reais; e
  • Auxílio-saúde passa de 144 para 215 reais.

A assinatura deste documento foi aprovada pela maioria das asssembleias de base da federação. Na Assembleia Geral de Greve da ASSUFRGS, realizada em 11 de abril, os colegas da UFRGS, UFCSPA e IFRS aprovaram o acordo em tom crítico, mantendo a greve da categoria, já que este é apenas uma das pautas da categoria.

Além de garantir os reajustes dos auxílios, a greve também derrubou as condicionantes apresentadas pelo governo federal em um primeiro momento. Na primeira versão deste termo de acordo, agora assinado, constavam trechos antissindicais e antigreve.

Galeria de Fotos