ASSUFRGS apoia a greve do RS: a luta dos servidores estaduais é de todos os gaúchos

Depois de uma forte greve no final de 2019 que colocou em xeque os planos do governador Eduardo Leite, os servidores estaduais do Rio Grande do Sul se preparam para uma nova paralisação a partir de 27 de janeiro. Novamente, lutam para barrar os pacotes do governo estadual que, em resumo, retiram direitos básicos dos trabalhadores, aprofundando a precarização de serviços fundamentais como saúde, educação e segurança.

A Assufrgs manifesta total apoio e se coloca junto nesta que é uma luta de toda a sociedade gaúcha, por dignidade dos trabalhadores gaúchos, há anos sofrendo pelos baixos salários e atrasos nos pagamentos. Depois de mentir na campanha eleitoral dizendo que corrigiria o ataque à dignidade dos servidores que é o atraso recorrente dos salários, Eduardo Leite tem a cara-de-pau de apresentar projetos que agridem ainda mais os trabalhadores que são responsáveis por prestar serviços para toda a sociedade.

O governador quer fazer “economia” às custas da pobreza dos trabalhadores gaúchos, enquanto concede regalias aos sonegadores: deixa de arrecadar perto de 18 bilhões de reais ao ano em isenções fiscais e por não combater a sonegação de impostos. Enquanto isso, o pacote da miséria dos servidores vai gerar para o governo o “ganho” de 25 bilhões de reais em 10 anos.

Conclamamos todos a estarem nas ruas na semana de 27 a 30 de janeiro, lutando ombro a ombro com os servidores públicos estaduais. O projeto de Eduardo Leite para o estado gaúcho é o mesmo de Marchezan para Porto Alegre e o mesmo de Bolsonaro para o Brasil: fim dos serviços públicos, privatização e entrega do patrimônio público em benefício dos capitalistas (grandes empresários, rentistas, oligopólios internacionais, etc.). É o projeto capitalista que só gera desigualdade e faz com que hoje apenas 2 mil bilionários sejam mais ricos que 4,5 bilhões de pessoas no mundo. Se o projeto é o mesmo, somente a luta unitária dos trabalhadores pode barrar esses e outros ataques que virão e, assim, avançar para garantir uma sociedade justa para os de baixo.

Todos às ruas contra o pacote de Eduardo Leite!
27 de janeiro, 9h, ato em frente ao TJRS e caminhada até a ALRS