Pressão da categoria garante suspensão de atividades em unidades da UFRGS, Todas as vidas importam!

Em diversas Unidades da UFRGS, a organização dos técnico-administrativos garante suspensão de atividades administrativas, demonstrando que, diante da atual reitoria, somente a luta dos colegas pode garantir o respeito às nossas vidas.

Apesar da insensibilidade das Reitorias da UFRGS e UFCSPA – que ainda não suspenderam as atividades administrativas no sentido de proteger a totalidade da comunidade universitária – a pressão da categoria começou a surtir efeito já nesta segunda-feira. Diversas unidades suspenderam o atendimento presencial, como forma de colaborar para que não haja uma propagação acelerada do novo coronavírus (veja lista abaixo).

Outras unidades vão se reunir amanhã para definir de forma autônoma e democrática sobre o andamento das atividades. A Assufrgs já demandou reunião de urgência com a UFRGS e UFCSPA e vai seguir pressionando as duas Administrações, porque TODAS AS VIDAS IMPORTAM! Lembrando que no IFRS – não por acaso uma instituição que tem paridade nas eleições de dirigentes e nos conselhos – as atividades administrativas foram suspensas junto com as aulas, permanecendo apenas as atividades essenciais.
Por isso, a Assufrgs reforça as orientações da reunião ampliada desta segunda-feira (16/3) e acrescenta:

1) Fazer reuniões nas unidades e definir a suspensão do atendimento, informando a decisão dos técnicos às Direções e pressionando para que se comprometam com a segurança de todos. Quem precisar de apoio, entre em contato com a Coordenação da Assufrgs.

2) Não realizar o registro eletrônico (login) na UFRGS (meio de acumulação de vírus);

3) Para servidores que exercem atividades essenciais atinentes à vida, ao patrimônio e à segurança, deverá haver redução da jornada de trabalho, revezamento na execução das atividades, que não deverão englobar o horário de pico do transporte público;

4) Pactuar nos locais de trabalho a dispensa da realização das atividades dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas, sem qualquer prejuízo a seus direitos trabalhistas e vedando o remanejo para postos em outros locais;

*A ASSUFRGS constituiu uma Comissão de Ética para avaliar as atividades que são consideradas essenciais (casos que surgirem nos locais de trabalho devem ser encaminhados para jefferson@cspm.adv.br)

Unidades com atividades administrativas suspensas total ou parcialmente na UFRGS:

Colégio de Aplicação

Faculdade de Educação

Instituto de Geociências

IFCH

Instituto de Artes

Fabico

Creche

Esefid

Arquitetura

ICTA

DAS – Departamento de Atenção a Saúde da PROGESP

Campus Litoral Norte

DIA 18 DE MARÇO, É GREVE!
CONTRA A PEC EMERGENCIAL E REFORMA ADMINISTRATIVA
EM DEFESA DO SUS E DA PESQUISA PÚBLICA
REVOGAÇÃO DA EC 95 TETO DOS GASTOS JÁ!

Foto: Secom UFRGS