Professor denuncia preconceito contra aluno indígena na Faculdade de Medicina da Ufrgs

O professor da Faculdade de Medicina e monitor dos alunos cotistas indígenas, Odalci Postai, denunciou durante o I Seminário de Ações Afirmativas da Ufrgs, em duas ocasiões, a postura de um colega da Faculdade de Medicina que fez um conjunto de ações discriminatórias contra os alunos indígenas.

Entre elas, o denunciado expôs o resultado do último classificado em medicina no vestibular e comparou com a nota do aluno cotista. Em outra ocasião o mesmo professor insinuou “que outra aluna era tão indígena quanto ele (professor Odalci) era negro. Além disto, perseguiu um aluno na sua disciplina, dando-lhe nota quatro e questionou os outros professores que tinham dado nota oito”, relatou Postai.

Postai teve o cuidado de documentar todas as denúncias, montar um dossiê e encaminhar para a Comissão de Graduação do Curso de Medicina (Comgrad). No Seminário ele entregou a documentação para o vice-reitor, Rui Oppermann, que num primeiro momento não deu muita importância e continuou coordenando a mesa.

No final das atividades o professor solicitou ao vice-reitor que tomasse alguma providência e sugeriu que este assunto fosse encaminhado para o Ministério Público. No entanto o Vice-reitor disse que o Seminário não era o Fórum adequado para receber esta denúncia e pediu que fizesse um ofício e encaminhasse para a Reitoria que ele iria encaminhar para a faculdade de Medicina para apuração da denúncia.

Os participantes da plenária, além de aplaudirem a denuncia do Professor Postai, questionaram a atitude do vice-reitor e sugeriram que fosse aprovada uma moção de repúdio.