12ª Parada Livre de Porto Alegre será neste domingo, dia 16 de novembro

Está confirmada para domingo, dia 16 de novembro, na cidade de Porto Alegre, a realização da 12ª Parada Livre, evento que volta a ser o único desse gênero na capital gaúcha – nos últimos três anos era organizada a Parada GLBTT, devido a uma ruptura no movimento homossexual local.

A Parada conta com coordenação geral do Nuances – grupo pela livre expressão sexual juntamente com a Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, além da atuação de outras ONGs, como o Somos e Outra Visão, na organização.

“Na realidade a Parada Livre sempre existiu e chegou um momento em que alguns grupos não estavam satisfeitos e criaram outra parada. Este ano acordamos em nos unir para a realização da Parada Livre”, explicou Célio Golin, presidente do Nuances, ao portal GOnline.

Segundo o ativista, a expectativa é que a Parada reúna mais de 100 mil pessoas. Com o tema “Seja o que você quiser!”, o evento começa com concentração ao meio-dia no Parque da Redenção e a marcha deve ser agitada por 12 trios elétricos.

Programação

13 e 14 de novembro

Exibição do documentário “Meu Tempo Não Parou”
Documentário que traz a cena gay de Poa nas décadas de 70 e 80 até a chegada da AIDS
Direção: Jair Giacomini e Sílvio Barbizan
Local: Sala Redenção – Campus Central da UFRGS às 19h

"Meu Tempo Não Parou" selecionado para o 16º Mix Brasil
O documentário Meu Tempo Não Parou foi selecionado para o 16º Festival Mix Brasil – Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, evento este já consagrado e prestigiado em várias cidades do país. Desde sua estréia na Sala Redenção, "Meu Tempo Não Parou" já participou da Mostra Nacional do II FOR RAINBOW de Fortaleza e promete ainda uma trajetória de sucesso em futuros festivais. A realização do documentário é do nuances com direção de Sílvio Barbizan e Jair Giacomini.

16 de novembro – 12ª Parada Livre

12h30 – Show de Abertura: Banda Aflite
14h – Shows no palco
Apresentação: Glória Cristal, Laurita Leão e Dandara Rangel
15h – Falas dos(as) representantes de ongs e do(a) prefeito(a) municipal
17h – 12ª Parada Livre
Abertura com a 2ª Marcha Lésbica de Porto Alegre
20h – Música eletrônica com os Djs Samuel Thomaz e Udo Werner