Delegação da ASSUFRGS demonstra mobilização no Seminário dos Aposentados

 

Na última quinta (17/fev) a FASUBRA promoveu o Seminário Nacional dos Aposentados em Brasília. Mais de 400 servidores aposentados e ativos, de quase todos os estados, estiveram presentes. A ASSUFRGS foi representada por 11 aposentados que demonstraram mobilização para luta.

Após a abertura pelos coordenadores da FASUBRA, os assessores dos deputados federais Arnaldo Farias e Andrea Zito (que não estiveram presentes) fizeram uma apresentação sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 270 (que trata da aposentadoria por invalidez com integralidade e paridade) e 555 (que trata do fim da contribuição aos servidores aposentados).

No período da tarde, a psicóloga Sheila Murta da UNB palestrou sobre a preparação para uma aposentadoria saudável. Para a coordenadora de aposentados Salete Wiggers, a palestra estava fora do foco com o ânimo da plateia. Após o ato e a plenária, os aposentados estavam mobilizados para discutir e deliberar sobre as diversas PEC´s, PL´s e reposicionamento, destoando a palestra ao tratar de assuntos como a morte. A coordenadora geral Bernadete Menezes destacou a plateia e a mesa a necessidade de falarmos sobre a “vida” após a aposentadoria. Lembrou que muitos servidores não se aposentavam por questões financeiras e de endividamento e não por falta de vontade ou perspectivas após a aposentadoria. Destacou ainda que muito de nossos aposentados são um exemplo de militância e de vida a todos.

No encerramento, o coordenador geral da ASSUFRGS Sílvio Correa fez o relato sobre a situação do reposicionamento dos aposentados. Sílvio relatou ainda sobre a reunião ocorrida pela manhã com o Senador Paulo Paim e seu comprometimento com a tramitação do projeto (PLS 53/2011) que trata do reposicionamento dos aposentados . Ao final o seminário aprovou encaminhamentos que em breve estaremos divulgando.

Veja as fotos na página: http://www.assufrgs.com.br/site2006/site_novo/?inc=galeria_mostra&galeria_id=345

Por: Fabiano Rosa – Coordenador de Imprensa

Fotos: Maria Luiza