Plenária da FASUBRA aprova INDICATIVO DE GREVE para o dia 06 de junho

NOTA ELABORADA NA PLENÁRIA NACIONAL DA FASUBRA SINDICAL REALIZADA EM BRASÍLIA, NOS DIAS 13 E 14 DE MAIO
Proposta aprovada por consenso pelo conjunto da Direção Nacional.Texto aprovado em plenária, por ampla maioria, com 5 abstenções.

A FASUBRA Sindical, mesmo com leitura diferenciada da conjuntura entre seus coletivos, vem investindo na mobilização, orientando suas bases na organização de marchas e atos públicos nacionais, estaduais, paralisações, além da atuação da Direção Nacional de forma permanente em Brasília e nos estados, cumprindo as resoluções de suas instâncias, dentre outras atividades igualmente importantes, com vistas a garantir recursos orçamentários para atender às necessidades da categoria.

A atuação da FASUBRA e do conjunto dos federais forçaram o governo Dilma, por meio da Ministra Mirian Belchior, a estabelecer uma agenda de negociações gerais e setoriais, que se iniciou no dia 04 de maio de 2011 e teve continuidade noutra reunião que durou o dia inteiro na última terça-feira (11.05).

Há consenso por parte do conjunto da direção que, nas reuniões de negociação na mesa especifica, as proposições apresentadas pelo governo não avançaram no sentido de atender a pauta protocolada. E também não foram apresentadas nas reuniões que estão em curso com o conjunto do funcionalismo público federal quaisquer proposições que contemplem o conjunto da categoria dos técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES.

Diante do exposto, a Direção da FASUBRA propõe a construção do indicativo de deflagração de greve a partir de 06 de junho 2011, caso a reunião agendada para o dia 24 de maio 2011 com o Governo não apresente contrapropostas que contemplem os itens da pauta protocolada no MPOG, atendendo aos anseios da categoria.

Este indicativo será avaliado na plenária nacional no dia 31 de maio, a partir das seguintes premissas:

– Apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da Tabela Salarial para 2011 ou 2012;

– Propostas que resolvam a questão do VBC e reposicionamento de aposentados, com ampliação de direitos para 2011;

– Avanços nas propostas que possibilitem resolução sobre a racionalização de cargos, conforme deliberação de plenária da Federação, ainda em 2011;

– Resolução do Anexo IV, com ampliação de percentual horizontal para todas as classes e reajuste dos benefícios, a partir de 2011.

A Direção Nacional entende, ainda, que a postergação da reunião marcada para o dia 24 de maio, bem como a criação de nova agenda, sem apresentação de propostas concretas e objetivas, será encaminhada a imediata deflagração da greve para o dia 06 de junho.

 

ASSUFRGS e UFCSPA presentes na Plenária da FASUBRA – POSICIONAMENTO DA ASSUFRGS

A direção da ASSUFRGS representada por: Bernadete Menezes, Alexandre Ordeste, Eva Regina Barcelos (UFRGS) e Juliano Medeiros (UFCSPA) estão participando da Plenária Nacional da FASUBRA, em Brasília. Mais de 100 delegegados(as) analisam e discutem a situação dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições de Ensino Superior.

A pauta discutida na plenária é a seguinte: Informes Nacionais, Informes de Base, deliberação da prorrogação do mandato da atual direção até o mês de outubro de 2011, campanha salarial, avaliação das reuniões com o governo e o novo indicativo de greve para o mês de junho, caso o governo não apresente nenhuma proposta ao conjunto dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação. Essa última resolução foi informada pela maioria das bases presentes na Plenária.

Conforme está registrado pelos presentes na Plenária, a ASSUFRGS foi citada pela Direção Nacional, e por esse motivo declara o seguinte POSICIONAMENTO, veja nota abaixo:

A Coordenação da ASSUFRGS diante dos fatos ocorridos na Plenária Nacional da FASUBRA do dia 13/05/2011, e:

– Considerando os 60 anos de história de lutas da ASSUFRGS em defesa dos técnico-administrativos em educação e sendo uma das entidades fundadoras da FASUBRA;
– Considerando que a relação de respeito da ASSUFRGS com a FASUBRA tem tradição de anos, que todas as vezes em que essa Federação solicitou apoio, quer seja para adquirir a casa da FASUBRA, quer seja para outras necessidades, obteve este apoio.
– Considerando que a ASSUFRGS nunca se negou em ajudar, estando sempre em dia com suas mensalidades, mesmo em momentos difíceis.
– Por entendermos que essa relação foi quebrada e que os fatos relatados pela coordenadora da FASUBRA Rosane Barcelos para a Direção Nacional são parciais e inverídicos; e
– Que a direção da FASUBRA ao invés de esclarecer com a entidade, como sempre foi feito em nossa história, trouxe a público esse debate;

NOS POSICIONAMOS COM RELAÇÃO AOS FATOS:
– Que a diretoria da ASSUFRGS não admite execração pública de nenhuma entidade e não apenas da ASSUFRGS;
– Que esse método é nefasto a luta dos trabalhadores e que nunca mais se repita no futuro;
– Que a diretoria da FASUBRA deve retificar o tratamento dado a nossa entidade publicamente;
– Que a ASSUFRGS levará o ocorrido à próxima assembleia onde deliberará sobre os fatos.

 

orto Alegre, 13 de maio de 2011.

 

Assinam os Coordenadores:                                     os Delegados da Plenária Nacional da Fasubra:

 

Bernadete Menezes                                                       Alexandre Bastos Ordeste

Sílvio Roberto Ramos Correa                                          Juliano Medeiros

Fabiano Porto Rosa

Maria Schirley Funk Cassel

Maria de Lourdes Oliveira Ambrosio

Maribel dos Santos Nunes

Maria Luiza Silva da Silva

Miguel Ângelo Ribeiro de Ribeiro

Sílvia Fernanda Peçanha Martins

Vânia Regina Guimarães Pinto

 

Da Assessoria de Imprensa_ Jornalista Raquel Carlucho