Presidente da ALRS acolhe proposta da Assufrgs de audiência pública em defesa do IFRS

Representantes da coordenação da Assufrgs se reuniram com Edegar Pretto, Presidente da Assembleia Legislativa para tratar de questões relativas à defesa da Educação Pública e da manutenção do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na manhã deste dia 21 de junho, no Gabinete da Presidência da ALERS. Esta reunião foi acompanhada pelo Reitor Osvaldo Casares, por representantes de diversos campi do Instituto Federal, como os servidores Pedro Leite (Campus Restinga), Juliane Paim (Campus POA), Jade Monteiro (campus Osório), Adriana Martins (Campus Alvorada), Izaias Quintana (Campus Canoas) e Luciane Santini (Campus Viamão), escolhidos na Assembleia do dia 20 para participar deste encontro, além de Fábio Marçal (Diretor do Campus Alvorada), representando o ANDES-RS.  

Durante a reunião, a Coordenação da Assufrgs e os servidores do IFRS mostraram preocupação com o corte de investimentos que está colocando em risco o funcionamento do IFRS. Os presentes ressaltaram a importância do Instituto Federal como um espaço voltado para a democratização do ensino, como parte de um projeto que tem como objetivo aprofundar e qualificar a difusão do conhecimento. Também foi levantada a questão de que os campi do Instituto Federal estão localizados em regiões estratégicas, servindo como um espaço de construção da cidadania e do desenvolvimento econômico de diferentes regiões no estado do Rio Grande do Sul. 

O Presidente da ALERS, Edgar Preto, se mostrou bastante sensível às demandas dos servidores do Instituto Federal, apontando que é necessário mobilizar as Prefeituras, além de Deputados e Senadores, em defesa da educação pública federal. Durante a conversa, ressaltou-se a necessidade de envolver toda a sociedade gaúcha neste debate, fazendo com que a defesa da educação pública federal seja uma bandeira levantada por todos os setores da sociedade.  

Ao final da reunião, foi encaminhada a construção de uma grande plenária na Assembleia Legislativa para o mês de agosto, momento que contaria com a participação das administrações e representantes de servidores, alunos e professores das diferentes instituições federais de ensino.