Após greve vitoriosa, categoria retorna ao trabalho no dia 18 de dezembro

Em greve desde o dia 21 de novembro, a Assufrgs, sindicato que representa os Técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS, decidiu em assembleia realizada nesta quinta-feira (14), o retorno aos trabalhos na próxima segunda-feira (18).

O entendimento da categoria é que a greve foi vitoriosa, conseguindo atingir seus dois principais objetivos: adiar a votação da reforma da Previdência, na Câmara de Deputados em Brasília; e ter negativa do Governo, ao menos por enquanto, do encaminhamento de projeto de carreira única aos servidores federais.

Na tarde desta quinta-feira (14), um pouco antes do início da assembleia da categoria, Rodrigo Maia, Presidente da Câmara, confirmou à imprensa que a votação da reforma da Previdência foi adiada para o dia 19 de fevereiro.

Nas falas da assembleia desta tarde, que ocorreu na Sala 102 da Faculdade de Educação da UFRGS, os TAEs destacaram que a decisão do parlamentar, se deu também pela greve vitoriosa da Fasubra, em movimento paredista desde o dia 10 de novembro. A greve nacional da Fasubra, contou com a adesão de mais de 40 universidades e conseguiu realizar nos dias 27 e 28 de novembro uma Caravana a Brasília, sendo a principal força do movimento unitário, na capital do país, que reforçou a pressão contra a reforma.

Entendendo a vitória do movimento, a Assembleia da Assufrgs decidiu por unanimidade pelo fim do movimento paredista, com retorno aos trabalhos na próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro.

Foi aprovada ainda uma agenda de atividades no último dia da greve, esta sexta-feira (15), com participação no ato dos municipários em frente ao DMAE, às 12h, na Rua 24 de Outubro, e a presença na panfletagem das centrais sindicais, às 17h, na Rodoviária.

O CLG ficou de realizar reunião para avaliar medidas referentes ao retorno aos trabalhos, principalmente as questões do registro de frequência na UFRGS. Os apontamentos do CLG à categoria, serão divulgados posteriormente no site do sindicato.

A Assufrgs Sindicato ressalta que todos os colegas que participaram do movimento estão de parabéns pela VITÓRIA da GREVE! Parabéns aos companheiros e guerreiros da Assufrgs e Fasubra!

Ofícios de retorno de greve: UFRGS -> Of 49917 / IFRS -> Of 50117 / UFCSPA -> Of 50017

 

Galeria de Fotos