Consun da UFRGS aprova moção de repúdio às ações policiais nas universidades, em solidariedade à UFMG

O Conselho Universitário da UFRGS, reunido no último dia 08 de dezembro, aprovou moção de repúdio aos ataques contra as Universidades Federais e em solidariedade à UFMG.

No dia 06 de dezembro ocorreu ação da Polícia Federal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando o atual reitor, professor Jaime Arturo Ramirez, a vice-reitora (e reitora eleita), Sandra Regina Goulart Almeida, e outros integrantes da Comunidade Universitária foram levados para depor na Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte, em condução coercitiva, sem que fossem respeitadas as garantias legais dos depoentes.

O texto da moção aprovada pelo Consun da UFRGS destaca que “tais ações apresentam graves vícios processuais e ultrapassam as garantias constituicionais, ainda assim sendo surpreendentemente apoiadas pela grande mídia. Esses ataques, associados aos cortes brutais de financiamentos nas IFES, tem objetivo mais do que claro: minar o projeto de sociedade e de Nação que tem no Ensino Superior público, gratuito e de qualidade um de seus alicerces mais sólidos”

Confira aqui o documento na íntegra.