Dia da Consciência Negra: Grande Marcha Zumbi Dandara inicia às 17h no Largo Glênio Peres

Organizada pela Frente Negra Contra o Genocídio do Povo Negro – RS a Grande Marcha Zumbi Dandara RS 2018 ocorre no Dia Nacional da Consciência Negra. A proposta da atividade é fazer um grito em defesa dos territórios, da liberdade e da vida do povo negro. O ponto de encontro é no Largo Glênio Peres, às 17h.

A mobilização também faz homenagens à Marielle Franco e Mestre Moa do Katendê, duas vítimas recentes, emblemáticas, e que exemplificam a violência sofrida por negras e negros no Brasil. 

Uma série de atividades ocorre na cidade em alusão à data que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares. Com o desejo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial, grupos e unidades de ensino promovem o Novembro Negro na UFRGS. O mês traz uma série de atividades reflexivas, de resistência e empoderamento, com ápice em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 2011, em atendimento à demanda histórica do movimento negro.

Já o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, do IFRS Canoas, realiza até o dia 21 de novembro a Semana da Consciência Negra 2018. As atividades no campus Canoas estão concentradas no dia 20/11, conforme data reservada no calendário letivo, e as demais ocorrem de forma descentralizada nas escolas e campi parceiros. A Assufrgs integra a programação com a exibição do filme Pantera Negra, seguida de bate papo. A atividade ocorre em Canoas, Viamão e Porto Alegre. Saiba mais clicando aqui.