15 de maio, GREVE da EDUCAÇÃO: Assufrgs envia ofício de paralisação as reitorias da UFRGS, UFCSPA e IFRS

Na próxima quarta-feira (15 de maio) ocorre a Greve Nacional da Educação. O movimento une professores, estudantes e trabalhadores da educação federal, do ensino básico à universidade contra os cortes no orçamento do Ministério da Educação. Confira como ficam os cortes na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Somente nas Universidades e Institutos Federais do RS os cortes somam mais de R$230 milhões.

A mobilização também tem como pauta a defesa da aposentadoria, contra o projeto de Reforma da Previdência PEC 06/2019 que tramita no congresso federal. A proposta do governo Bolsonaro irá dificultar o cesso à aposentadoria, congelar os valores pagos aos aposentados e enfraquecer o sistema público de aposentadoria, com a proposta de capitalização, onde somente o trabalhador paga para seu benefício, livrando o estado e os empregadores. Na prática os trabalhadores irão se aposentadar mais tarde e com menos dinheiro.

Sabendo da importância da data a Assufrgs, Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS, convocam paralisação da categoria nas três instituições neste dia 15 de maio. A secretaria da Assufrgs enviou aos reitores nesta quarta-feira (08). Converse com a sua chefia direta sobre a improtância da adesão da Greve neste dia 15, e apresente o ofício enviado pelo sindicado à administração da sua unidade.

Ofícios de paralisação no dia 15 de maio de 2019:

UFRGS: Of 06119 / UFCSPA: Of 06219 (2) / IFRS: Of 06319

O colega que enfrentar alguma restrição ao seu direito de liberdade sindical e participação nas atividades convocadas pelo sindicato deve entrar em contato com a Assufrgs para relatar o ocorrido. O contato pode ser feito pelo nosso jurídico e pela secretaria do sindicato, nos e-mails: juridico@assufrgs.org.br e secretaria@assufrgs.org.br