Censura na UFRGS: reitoria manda tirar do ar notícia sobre o plano de retorno aprovado no CONSUN

A reitoria da UFRGS mandou tirar do ar a notícia sobre o plano de retorno aprovado no CONSUN, no dia 07 de janeiro. A informação censurada estava divulgada no site institucional da universidade. O pedido ocorreu na noite desta terça-feira (11) e partiu do Chefe de Gabinete da Reitoria, Maurício Viégas da Silva, diretamente à Secom – Secretaria de Comunicação da UFRGS. A justificativa para o ato de censura foi a suposta necessidade de primeiro ouvir a posição da Procuradoria Geral da UFRGS.

O fato da Reitoria mandar ocultar do site institucional da universidade uma decisão do plenário do CONSUN é um grave ato de censura! Além de não respeitar o estatuto da universidade, ao desconsiderar as decisões do Conselho Universitário, a gestão Carlos Bulhões, quer agora privar a comunidade interna e externa da transparência do que é decidido no órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da universidade. Não permitiremos!

A decisão do CONSUN, que gerou a censura da reitoria, determina os protocolos de segurança que devem ser adotados pela universidade para o retorno gradual ao presencial, entre eles a necessidade da apresentação do passaporte de vacina, para alunos e trabalhadores.

A ASSUFRGS Sindicato seguirá lutando para implementar os planos de retorno gradual seguro de acordo com os documentos elaborados pela base da ASSUFRGS e pelo Consun. Confira a íntegra dos documentos abaixo:

Resolução do CONSUN n° 003, de 7 de janeiro de 2022, do Conselho Universitário, sobre o Retorno às Atividades Presenciais

Protocolo Geral da Assufrgs Sindicato – Retorno gradual e seguro