Nota de pesar: Maria de Lourdes Mendonça

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da colega de luta, Maria de Lourdes Mendonça, servidora pública aposentada, que atuou como bibliotecária da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passando pela Biblioteca Central da UFRGS e pela biblioteca do IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Maria de Lourdes era militante do PT e atualmente estava trabalhando como voluntária na Biblioteca da Casa Madre Ana. Ela foi vice-diretora na Biblioteca Pública do RS, no governo Olívio Dutra.

Maria de Lourdes Mendonça entrou na universidade em 1971 e foi importante figura na trajetória de luta da Assurgs Sindicato, tendo atuado como Coordenadora em diferentes períodos e marcando presença em mobilizações, atos e atividades do sindicato ao longo das décadas. Foi vice-presidente da ASSUFRGS na chapa empossada em 15/05/1987. Dois anos antes, fez parte da Comissão Eleitoral que organizou a primeira eleição direta de nossa entidade, atuando de perto nos anos de transição da Associação Beneficente (Absurgs) para a Associação com caráter sindical (Assufrgs). A colega ainda atuou na Coordenação Jurídica do sindicato, na gestão empossada em 1989, sendo Coordenadora-geral da ASSUFRGS de 1993 a 1995.

Maria de Lourdes deixa irmãs e sobrinhos, além de dezenas de amigos e companheiros de luta em nossa categoria. Em homenagem, divulgamos a íntegra de uma entrevista que ela concedeu ao jornalista Vitor Hugo Xavier, para as comemorações dos 70 anos da ASSUFRGS. O material, inédito na íntegra, é datado do dia 02 de setembro de 2021. Na entrevista, a ex-coordenadora da ASSUFRGS relembra a sua entrada na universidade e os anos de luta no sindicato, em defesa dos Técnico-Administrativos em Educação.

Nossa solidariedade aos amigos e familiares. Maria de Lourdes, presente!

________________________

Galeria de Fotos – Momentos de luta e confraternização ao lado da companheira Maria de Lourdes