Fórum Social Mundial divulga calendário de atividades para o mês de abril

Marcado para ocorrer entre os dias 26 e 30 de abril, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia divulgou o calendário de atividades, que se confirma com a marcha de abertura no dia 26 e se encerra com a assembleia geral no dia 30.

O FSMJD tem como evento principal a mesa “Vítimas do Sistema de Justiça”, que ocorre no dia 27, às 19h, e contará com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff, de Fernanda Kaingang, primeira advogada indígena do sul do Brasil, de Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, de Ana Paula Oliveira, fundadora do coletivo Mães de Manguinhos e do jornalista Luís Nassif. A mediação será da advogada Tânia Maria Sariava de Oliveira, integrante do Grupo Candango de Criminologia da Universidade de Brasília (UnB).

Além do evento principal, serão realizadas mais cinco “mesas eixo” entre os dias 27 e 29. Essas mesas terão como tema, por ordem, “Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça”; “Democracia, arquitetura do sistema de Justiça e forças sociais”; “Sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulnerabilizados”; “Democracia, comunicação, tecnologias e sistema de Justiça”; e “Perspectiva transformadora do sistema de Justiça e centralidade da Cultura”.

Programação das atividades


Dia 26/04, às 17h: Mesa de abertura
“Vítimas do Sistema de Justiça”


Dia 27/04, às 11h : Mesa Eixo 1 “Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça”

Dia 27/14, às 16:30: Mesa Eixo 2 “Democracia, arquitetura do sistema de Justiça e forças sociais”

Dia 28/04, às 11h: Mesa Eixo 3 “Sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulnerabilizados”


Dia 29/04, às 11h: Mesa Eixo 4 “Democracia, comunicação, tecnologia e sistema de justiça”

Dia 29/04, às 19h: Mesa Eixo 5 “Perspectiva transformadora do sistema de justiça e centralidade da cultura”

Dia 30/04, às 14h — Assembleia Geral

Com informações de Sul 21