Audiência pública na UFRGS tratará da revogação dos títulos Honoris Causa aos generais da Ditadura Militar

Nesta quinta-feira (05), às 18h30, a Comissão Especial designada pelo Conselho Universitário da UFRGS (Consun) irá analisar o pedido de revogação dos títulos de Professor Honoris Causa concedido a Arthur da Costa e Silva, em 04/08/1967 (Decisão 64/67), e de Doutor Honoris Causa concedido a Emílio Garrastazu Médici, em 11/06/1970 (Decisão 51/70), ambos generais no período da Ditadura Militar.

A revogação proposta pelo Coletivo Memória e Luta baseia-se em um dossiê já submetido a um órgão consultivo sobre crimes políticos cometidos sob o governo dos dois generais.

Além de representantes do Coletivo, serão ouvidos estudiosos do período da ditadura no Brasil e seus efeitos nas universidades brasileiras. Entidades e personalidades que manifestaram apoio ao pedido de cassação também apresentarão seus argumentos aos conselheiros.

A audiência pública será transmitida ao vivo, através do link https://aovivo.ufrgs.br/consun/, e todos estão convidados a assistir e apoiar esse passo histórico em direção a reparação moral dos desmandos ocorridos na UFRGS.

Além da ASSUFRGS, está confirmado a presença do ANDES-SN, APG UFRGS, Adufrgs, Coletivo de Estudantes Indígenas, Centro de Memória e Documentação da UFRGS, Comissão dos familiares de desaparecidos (Suzana Lisboa) e Movimento de Justiça e Direitos Humanos (Jair Krischke).

Com informações de ANDES.