Comunidades Universitárias aprovam em Plenária agenda de luta contra os cortes na educação

Nesta quinta-feira, 13, as comunidades universitárias da UFRGS, do IFRS e da UFCSPA, se reuniram em uma histórica plenária, às 18h, no pátio da FACED para organizarem a agenda de luta contra os recentes cortes na educação e em apoio a candidatura do Lula neste segundo turno das eleições.

A ASSUFRGS Sindicato marcou presença na plenária, junto com demais entidades como DCE UFRGS, DCE UFCSPA, ANDES, Sindoif APG UFRGS, UNE, UEE, ADUFRGS, Associação Unidos terceirizados e outros coletivos e movimentos sociais. Nas últimas semanas, o anúncio de um novo corte orçamentário nas universidades e institutos federais do país inteiro, mobilizou estudantes e trabalhadores que se revoltaram diante do contingenciamento.

Tamyres Filgueira, Coordenadora Geral da ASSUFRGS Sindicato, ressalta que é necessário não somente estar nas ruas, mas sim de forma organizada. “Nós não queremos mais que o Brasil esteja no mapa da fome, que o desemprego continue aumentando e que tenha cortes nas universidades.

A Plenária abriu falas para representantes de cada entidade presente, Juliana Guerra, representante do DCE da UFRGS, pontuou que para além de eleger o Lula, precisamos estar pensando em mecanismos de mantê-lo no poder até o final do seu mandato, visto que o cenário no Congresso Nacional não irá favorecê-lo.

A Plenária ainda contou com a presença de Bernadete Menezes, Coordenadora Geral da Fasubra Sindical, que utilizou do momento de fala para denunciar a atual gestão da reitoria da UFRGS, que impôs uma portaria que impede a comunidade universitária de realizar campanha eleitoral dentro da universidade. “Na ditadura nós realizamos campanha eleitoral! Como que não pode fazer campanha dentro da UFRGS?! Nós vamos fazer campanha sim! Porque o que está em jogo é o nosso futuro, da minha filha, dos meus netos, dos pais de vocês, irmãos e futuros filhos!” Exclamou a companheira.

Ao final de Plenária, foi aprovada uma agenda de luta para o dia 18 de outubro. Um dia de mobilização em massa, contra os cortes na educação e em prol da campanha de Lula. Confira abaixo a Agenda de Luta do dia 18:

  • 14H – Concentração na UFCSPA;
  • 15H30 – Concentração no IFRS;
  • 17H -Concentração na FACED;
  • 18H – Esquina Democrática.

Encerrando a Plenária ao som de Fora Bulhões e Fora Bolsonaro, todos saíram com a missão de fortalecer a luta e a campanha para por um fim no atual governo genocida. A ASSUFRGS Sindicato, convoca a toda comunidade interna e externa da UFRGS para somar no dia 18. Não podemos permitir que o nosso país seja comandado mais quatro anos pelo inimigo da educação.

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade!