Das 62 universidades brasileiras em ranking internacional, 51 são públicas. UFRGS e UFCSPA aparecem na lista

O Brasil é o país do continente melhor representado na publicação, com 62 universidades na lista — 51 delas são universidades públicas (federais ou estaduais) e 11 são privadas. Mais uma prova da qualidade das instituições públicas de ensino superior. Infelizmente, o atual governo federal mantem a estratégia de corte de verbas e ameaças ideológicas contra as universidades públicas.

A UFRGS ficou como a terceira melhor universidade do Brasil e a melhor entre as federais. A Universidade segue na faixa mundial 601-800ª posição, ficando atrás apenas de duas instituições estaduais brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP), na faixa 201-250ª, e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na faixa de posição 401-500ª. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também está na mesma faixa de classificação da UFRGS. A UFCSPA também está na lista, na faixa 1501.

O ranking da Times Higher Education (THE) incluiu neste ano 1799 universidades de 104 países. A publicação tradicional classifica as universidades internacionais desde 2004. Para o ranking mundial, são avaliadas 13 métricas independentes em áreas como ambiente de aprendizado, transferência de tecnologia no ambiente universitário e quantidade de pesquisas e citações.

Viva a educação pública, gratuita e de qualidade! Não aos cortes de verbas!

Com informações da BBC Brasil, Jornal NH e UFRGS