ASSUFRGS participa da 1ª Reunião da Comissão de Educação e Cultura da ALERGS

Nessa terça-feira, 28, ocorreu a primeira Reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A Comissão, que é presidida pela Deputada Estadual Sofia Cavedon, se propõe a ouvir estudantes, professores e professoras, servidores e servidoras, sindicalistas, pais e mães e avós, o que é fundamental para promover estratégias rumo à Educação de qualidade e discutir os desafios do ano letivo de 2023. O mesmo com a Cultura, Esporte, Lazer e Recreação e com a Ciência e Tecnologia.

Além da Assufrgs, demais entidades também estiverem presentes como a UEE – União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul, a Atempa Educadores, a ADUFRGS-Sindical, o Sinpro/RS e o CPERS/Sindicato.

Gabriel Focking, Coordenador-geral da ASSUFRGS Sindicato, esteve presente representando a entidade. Ele ressaltou os grandes déficits em termos de recomposição da massa salarial dos trabalhadores da educação. “Desde que comecei atuar como técnico, em 2010, já há o debate sobre estrutura escolar básica do Rio Grande do Sul, na tentativa de recompor, mas ela só se agrava, principalmente nos últimos anos de governo.” Afirmou.

Focking ainda afirmou na reunião que sem uma discussão com o governo federal sobre financiamento e revogação do teto de gastos, não há um caminho para soluções. “Para recompor uma matriz orçamentária em nível nacional, estadual e municipal, é preciso discutir a auditoria da dívida pública, porque nós temos quase 50% de uma dívida potencialmente já paga, segundo os estudas da Auditoria Cidadã da Dívida.” Ele ainda destacou que a terceirização vem explorando trabalhadores e trabalhadoras e degradando o serviço público.

Assista a participação da ASSUFRGS, a partir dos 27 minutos do vídeo abaixo:

_________________

Foto: Marta Resing